Prezados Srs. Boa tarde!
A Empresa Enterprise Comercio e Soluções em TI LTDA-EPP, CNPJ nº.22.777.689/0001-06, sediada, na Av. Raja Gabaglia, nº 3350 – 2º andar, Bairro Estoril – BH – MG, fone 31-3244-6969, e-mail: licit.enterprise@gmail.com , vem respeitosamente, apresentar o seguinte:
PEDIDO DE ESCLARECIMENTO
Nossa empresa, revenda autorizada do fabricante Dell, pretende participar do certame ofertando serviços genuínos deste fabricante, contudo, viemos apresentar o seguinte pedido de esclarecimento:
De pronto agradecemos a oportunidade de poder participar do certame e trazemos a luz que os esclarecimentos são fundamentais para o bom andamento do processo, contudo, e por fim, apontamos que os seguintes:
Pergunta nº 1 – Prazo e condições de garantia para os Bens
Em análise ao solicitado, cabe esclarecer que o fabricante Dell possui Central de Atendimento tipo (0800) para abertura dos chamados de garantia, comprometendo-se a manter registros dos mesmos constando a descrição do problema, e oferece canais de comunicação e ferramentas adicionais de suporte online como “chat”, “e-mail” e página de suporte técnico na Internet com disponibilidade de atualizações e “hotfixes” de drivers, BIOS, firmware, sistemas operacionais e ferramentas de troubleshooting.
Desta forma, entendemos que o suporte acima, prestado pelo fabricante poderá ser da seguinte forma:
Que o primeiro diagnóstico e troubleshooting (Solução de problemas) poderá ser feito por telefone e se não resolver o problema, passamos ao procedimento: 1) diagnosticado, 2) solução identificada e, se for o caso, 3) peça de reposição encomendada em até o próximo dia útil, após atendimento. Está correto nosso entendimento?
Prezado, boa tarde!
Agradecemos o seu contato.
Quanto ao pedido de esclarecimento apresentado por V.Sa, consultada, a área demandante assim se manifestou:
“Diante do seguinte pedido de esclarecimento, observamos: A garantia solicitada para os equipamentos, descrita integralmente no item 9 do termo de referência, é de 36 meses, do tipo on-site incluindo equipamentos defeituosos e assistência técnica. A central de atendimento e o tipo de suporte descritos pela empresa atendem ao subitem 1.4, não há impedimento no diagnóstico e solução de problemas lógicos serem remotos, desde que sejam observados os prazos e condições estabelecidas no TR para as intervenções físicas in-loco. Atenciosamente, Paulo Lessa - Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Inovação - DIVTEC - Câmara Municipal de Belo Horizonte”.
Atenciosamente,
Elenice Maria Pereira - Pregoeira
Solicitação de Esclarecimento(MIDIA/AMOSTRA/DOCUMENTO ORIGINAIS) PE 9/2021 - CMBH - MG - Item: 1. (PID - 0531-21).
Prezados (as) Senhores (as),
Boa tarde.
Solicitamos de V.Sas. o especial obséquio de enviar, com a brevidade que a situação requer, respostas aos questionamentos abaixo:
Pergunta 01 – A respeito das mídias de instalação dos sistemas operacionais:
Em consonância com a preocupação global de redução de resíduos, a Daten tem por padrão:
Tal medida tem como objetivo a redução de resíduos após o uso eventual das mídias, já que todos os programas saem pré-instalados e pré-configurados de fábrica, e podem ser reinstalados/recuperados a qualquer momento através das ferramentas acima. Entendemos portanto que a disponibilização das ferramentas acima, por se tratar de mídia eletrônica, é superior ao exigido no Edital, portanto suficiente para atendimento a especificação de mídias físicas. Nosso entendimento está correto?
Não estando de acordo com o entendimento acima, e considerando que, via de regra, o órgão possui um Setor Central de manutenção dos equipamentos, entendemos que a Daten pode fornecer 5 mídias para cada lote adquirido, ou uma mídia para cada equipamento em caso de lotes inferiores a 5 unidades, assegurando ainda que, caso no decorrer da garantia dos equipamentos seja necessário o envio de mídias complementares, o faremos sem custo adicional. Nosso entendimento está correto?
Pergunta 02 – No quesito AMOSTRA:
“8.2.2 - Caso o termo de referência tenha exigido, da licitante provisoriamente classificada em primeiro lugar, a apresentação de amostra na fase de classificação das propostas, as regras constarão em anexo próprio, relacionado na "folha de apresentação" do edital, com o título "CONDIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE AMOSTRAS".”
O enunciado acima menciona apresentação de amostra. Ponderando que os equipamentos a serem ofertados necessitam ter a sua configuração baseada nas exigências constantes em cada procedimento licitatório, e levando-se em conta a demora no transporte destes produtos, uma vez que na maioria dos casos, a fábrica dos equipamentos não fica localizada no mesmo Estado onde as amostras devido em ser entregues, entendemos que o prazo de entrega possa ser fixado em 7 (sete) dias úteis. Nosso entendimento está correto?
Pergunta 03 – No quesito EM RELAÇÃO AOS DOCUMENTOS ORIGINAIS:
Considerados os relevantes fundamentos lançados antes, esse órgão permitirá, com base na validade reconhecida para a assinatura eletrônica em todos os âmbitos (inclusive no processo judicial eletrônico) e também nos dispositivos e na expressa previsão de racionalização de procedimentos administrativos da Lei 13.726/2018, que as licitantes interessadas nesse Pregão Eletrônico apresentem suas propostas técnicas, de preços e demais documentação, pela via eletrônica, desde que assinada digitalmente através da estrutura de chaves pública e privada, dispensando a apresentação desses mesmos documentos pelo meio físico (de papel)?
Atenciosamente,
Tatiana Silva
Prezados, agradecemos o seu contato.
Quanto aos questionamentos apresentados por essa empresa, seguem as respostas.
Pergunta 01 – A respeito das mídias de instalação dos sistemas operacionais:
Em consonância com a preocupação global de redução de resíduos, a Daten tem por padrão: Disponibilidade, dentro de uma área restrita no site da Daten, da imagem ISO de reinstalação/recuperação do Sistema Operacional Windows 10, aplicativos e drivers dos dispositivos, acessados através do número de série do equipamento. Partição oculta no disco rígido contendo a imagem de reinstalação/recuperação do Sistema Operacional Windows 10. Tal medida tem como objetivo a redução de resíduos após o uso eventual das mídias, já que todos os programas saem pré-instalados e pré-configurados de fábrica, e podem ser reinstalados/recuperados a qualquer momento através das ferramentas acima. Entendemos portanto que a disponibilização das ferramentas acima, por se tratar de mídia eletrônica, é superior ao exigido no Edital, portanto suficiente para atendimento a especificação de mídias físicas. Nosso entendimento está correto? Não estando de acordo com o entendimento acima, e considerando que, via de regra, o órgão possui um Setor Central de manutenção dos equipamentos, entendemos que a Daten pode fornecer 5 mídias para cada lote adquirido, ou uma mídia para cada equipamento em caso de lotes inferiores a 5 unidades, assegurando ainda que, caso no decorrer da garantia dos equipamentos seja necessário o envio de mídias complementares, o faremos sem custo adicional. Nosso entendimento está correto?
RESPOSTA: Está correto o entendimento.
Pergunta 02 – No quesito AMOSTRA:
“8.2.2 - Caso o termo de referência tenha exigido, da licitante provisoriamente classificada em primeiro lugar, a apresentação de amostra na fase de classificação das propostas, as regras constarão em anexo próprio, relacionado na "folha de apresentação" do edital, com o título "CONDIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE AMOSTRAS". O enunciado acima menciona apresentação de amostra. Ponderando que os equipamentos a serem ofertados necessitam ter a sua configuração baseada nas exigências constantes em cada procedimento licitatório, e levando-se em conta a demora no transporte destes produtos, uma vez que na maioria dos casos, a fábrica dos equipamentos não fica localizada no mesmo Estado onde as amostras devido em ser entregues, entendemos que o prazo de entrega possa ser fixado em 7 (sete) dias úteis. Nosso entendimento está correto?
RESPOSTA: O termo de referência não exige amostra.
Pergunta 03 – No quesito EM RELAÇÃO AOS DOCUMENTOS ORIGINAIS:
Considerados os relevantes fundamentos lançados antes, esse órgão permitirá, com base na validade reconhecida para a assinatura eletrônica em todos os âmbitos (inclusive no processo judicial eletrônico) e também nos dispositivos e na expressa previsão de racionalização de procedimentos administrativos da Lei 13.726/2018, que as licitantes interessadas nesse Pregão Eletrônico apresentem suas propostas técnicas, de preços e demais documentação, pela via eletrônica, desde que assinada digitalmente através da estrutura de chaves pública e privada, dispensando a apresentação desses mesmos documentos pelo meio físico (de papel)?.
RESPOSTA: As condições para envio da proposta comercial e dos documentos de habilitação, bem como quaisquer outros exigidos no Termo de Referência, são aquelas disciplinadas no edital. Recomendamos a leitura atenta da íntegra do instrumento convocatório, especialmente dos tópicos 5, 8 e 9. Quanto à apresentação de documentos por meio físico, não há essa necessidade, conforme estabelecido no item 8.2.3 do edital. A saber: "8.2.3 – A proposta comercial e seus eventuais anexos, bem como os documentos de habilitação, deverão ser remetidos exclusivamente por meio eletrônico, pelo sistema adotado para a realização do Pregão".
Atenciosamente e à disposição,
Elenice Maria Pereira - Pregoeira