Prezados boa tarde!
Solicitos os anexos do projeto conforme descrito no item 2.1.2.2
2.1.2.2. Seguem anexos a este Projeto Básico, dele se constituindo como parte
integrante, os seguintes documentos elaborados pela empresa NC2 Engenharia e
Consultoria.
Atenciosamente
Prezado licitante, boa tarde.
Conforme previsto na folha de apresentação do edital, para preservar a qualidade dos projetos, foi disponibilizado um drive com os documentos para consulta dos interessados no link indicado no campo referido.
Para facilitar, indicamos novamente o link: https://drive.google.com/drive/folders/1tBawAZk6PrA9waVB_qOciPglaTASM1k4.
Permaneçemos a disposição para eventuais esclarecimentos que sejam necessários.
Cordialmente,
Comissão Permanente de Licitação
Prezados (a),
Solicitamos planilha em excel do anexo v - planilha de custos unitários.
Prezado licitante,
Em atendimento a sua solicitação de esclarecimentos informamos que disponibilizamos no Portal da CMBH a planilha de custos unitários em formato excel.
Permanecemos a disposição.
Cordialmente,
Comissão Permanente de Licitação
Prezados (a),
1. Os projetos dos ar-condicionados estão disponiveis? Se sim, favor envia-lôs.
2. Favor enviar as composições das CPU´s.
Ex: CPU-30, CPU-29...
Prezada licitante, boa tarde!
Em resposta ao seu pedido de esclarecimentos prestamos as seguintes informações:
1) Conforme já respondido no pedido de esclarecimentos formulado pela empresa Sulamericana Engenharia, a fim de preservar a qualidade dos projetos os arquivos digitais foram incluídos em um drive e o link de acesso foi disponibilizado na folha de apresentação do edital no campo "Observações > Link dos anexos do projeto básico".
Você também encontrará o link na página de acesso da licitação, logo abaixo dos anexos.
2) Foi disponibilizada a planilha com a composição das CPUs no Portal da CMBH, na página de acesso da licitação.
Cordialmente,
Comissão Permanente de Licitação
Prezados, Bom Dia!
Apresentamos os nossos questionamentos referentes a CONCORRÊNCIA 90.002/2024, ficamos no aguardo do retorno:
Art. 25 - Em caso de responsabilidade tributária pelo ISSQN incidente sobre o serviço de execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obra de construção civil, hidráulica ou elétrica e de obra semelhante, inclusive sondagem, perfuração de poço, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produto, peça e equipamento, bem como no caso de reparação, conservação e reforma de edifício, estrada, ponte, porto e congêneres, deve ser retido, na fonte, o ISSQN apurado sobre o valor total do documento fiscal de prestação do serviço, excluído o valor, nele discriminado, do material fornecido pelo prestador.
§ 1º - Para efeito deste artigo, o valor a ser excluído da base de cálculo do ISSQN a ser retido, relativo ao material fornecido pelo prestador do serviço, não poderá exceder o limite de 30% (trinta por cento) do valor total do respectivo documento fiscal de prestação do serviço.
Desta maneira, solicitamos que o BDI seja revisado tendo invista a impossibilidade de adoção conforme legislação municipal.
Prezado licitante,
Em atenção ao seu questionamento, elaboramos as seguintes respostas, conforme subsídios enviados pelo setor demandante:
1. Conforme a planilha orçamentária disponível entre os documentos anexos ao Edital, o item 2.3.1.10 refere-se ao QUADRO ELÉTRICO TIPO CCM QDC-CAG.
2. De acordo com o próprio projeto indicado na pergunta, o quadro QF-BC faz parte do QDC-CAG, sendo possível observar no diagrama logo na entrada a indicação do QF-BC. Dessa forma, entende-se que esse quadro estará dentro do QDC-CAG e foi cotado em conjunto com esse quadro, ou seja, seu valor está embutido no item relativo ao QDC-CAG (item 2.3.1.10 da planilha orçamentária).
3. Conforme a planilha orçamentária disponível entre os documentos anexos ao Edital, o item 2.3.1.10 refere-se ao QUADRO ELÉTRICO TIPO CCM QDC-CAG.
4. Conforme a planilha orçamentária disponível entre os documentos anexos ao Edital, o item 2.3.2.6 da proposta comercial refere-se à seguinte descrição: sistema de controle SCP50-OPEN, para controle da CAG (chiller, bombas primárias e secundárias) completo com todos os dispositivos e software montado em painel metálico classe de proteção IP-65. Ref.: Carrier ou equivalente.
5. Trata-se de premissa adotada pela administração para estipular preço estimado para o serviço de limpeza. Caberá à contratada organizar logística específica, determinando horários e quais profissionais realizarão a demanda de forma a manter o canteiro de obras em boas condições de limpeza.
6. Foram utilizados preços de tabelas públicas (SINAPI, SUDECAP, SETOP) bem como cotações junto ao mercado. A planilha de composição de custos unitária encontra-se na relação de anexos disponível na página da licitação referente à Concorrência Nº 90002/2024. Para acessar a referência orçamentária, é necessário re-exibir a coluna “B” na planilha orçamentária, também disponível na página da licitação.
7. A posição dos contêineres será definida pela CMBH de acordo com a disponibilidade de espaço e necessidade da contratada, no momento em que as atividades forem iniciadas.
8. O espaço para o escritório de obras será cedido pela CMBH. Entretanto, ferramentas, equipamentos e demais insumos necessários serão de responsabilidade da contratada.
9. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 7,60 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #20.
10. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 6,40 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #22.
11. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 5,12 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #24.
12. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 4,00 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #26.
13. Para a cantoneira de suporte dos dutos considerar as informações do projeto.
14. Sim. O projetista utilizou coeficiente relacionado ao uso e perda de materiais na composição para formação do preço unitário . Assim, será medida apenas a quantidade de chapa de duto efetivamente construído, montado e passível de medição e conferência in-loco nas instalações. Não serão medidas quantidades relacionadas a perdas, recortes, dobras ou veias, visto que foram consideradas em coeficiente definido pelo projetista na composição de custos que deu origem aos preços unitários.
15. Considerar diâmetro em milímetros.
16. Considerar diâmetro em milímetros.
17. Considerar diâmetro em milímetros.
18. Conforme planilha de Composição de Custo Unitário disponível entre os documentos anexos do Edital, a unidade dos itens é “unidade (UN)”. Nos termos do item 2.1.8.2.11 do Projeto Básico serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA conforme o
percentual indicado no Cronograma Físico-Financeiro, com a avaliação e ateste da equipe de fiscalização da CMBH. Destaca-se, ainda, que a planilha orçamentária possui caráter meramente indicativo. Questionamentos técnicos sobre a planilha deverão ser apresentados na forma do item 2.1.1.5 do Projeto Básico pela CONTRATADA antes do início dos serviços, emitindo um relatório técnico detalhado, e serão objeto de análise pela empresa responsável pela elaboração do projeto.
19. Conforme pode ser visto na referência utilizada no orçamento das tabelas públicas SINAPI e SETOP, a unidade dos itens é “metro (m)”. A título de informação: 1.3.1.18 (item SINAPI 91863); 1.3.1.19 (item SINAPI 91873); 1.3.1.20 (item SETOP ED-49311) e 1.3.1.21 (item SETOP ED-49312). Para acessar a referência orçamentária, é necessário re-exibir as colunas “B” e “C” na planilha orçamentária, disponível na página da licitação). Nos termos do item 2.1.8.2.11 do Projeto Básico serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA conforme o percentual indicado no Cronograma Físico-Financeiro, com a avaliação e ateste da equipe de fiscalização da CMBH. Questionamentos técnicos sobre a planilha deverão ser apresentados na forma
do item 2.1.1.5 do Projeto Básico pela CONTRATADA antes do início dos serviços, emitindo um relatório técnico detalhado, e serão objeto de análise pela empresa responsável pela
elaboração do projeto.
20. Conforme pode ser visto na referência utilizada no orçamento das tabelas públicas SINAPI e SETOP, a unidade dos itens é “metro (m)”. A título de informação: 2.3.1.9 (item SETOP ED-19526). (Para acessar a referência orçamentária, é necessário re-exibir as colunas “B” e “C” na planilha orçamentária, disponível na página da licitação.) unidade desse item é “metro (m)”. Nos termos do item 2.1.8.2.11 do Projeto Básico serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA conforme o percentual indicado no Cronograma Físico-Financeiro, com a avaliação e ateste da equipe de fiscalização da CMBH. Questionamentos técnicos sobre a planilha deverão ser apresentados na forma do item 2.1.1.5 do Projeto Básico pela CONTRATADA antes do início dos serviços, emitindo um relatório técnico detalhado, e serão objeto de análise pela empresa responsável pela elaboração do projeto.
21. Para maior entendimento sobre dimensionamento e posicionamento do rack, verificar a planta CMBH-CAG-ALI.
22. O item 2.1.3.1 (referência SINAPI número 100954) tem a descrição “Transporte Com Caminhão Carroceria Com Guindauto (Munck), Momento Máximo De Carga 11,7 Tm, Em Via Interna (Dentro Do Canteiro - Unidade: Txkm)”. Essa composição da SINAPI contempla o equipamento: “Guindauto Hidráulico, Capacidade Máxima De Carga 6200 Kg, Momento Máximo E Carga 11,7 Tm, Alcance Máximo Horizontal 9,70 M, Inclusive Caminhão Toco Pbt 16.000 Kg, Potência De 189 Cv - Chp Diurno.” Sendo assim, esse item contém o guindaste necessário para descarregamento e posicionamento dos
equipamentos.
23. O item 2.1.1.1, cuja descrição é REMANEJAMENTO DE EQUIPAMENTO MECÂNICO (TORRES DE RESFRIAMENTO) é uma composição de custo unitário feita pelo orçamentista (código DEM-050). Essa composição contempla o guindaste.
24. Para maior entendimento sobre dimensionamento e posicionamento do rack, verificar a planta CMBH-CAG-ALI.
25. A data base do orçamento está no campo "Orçamento estimado" da folha de apresentação (página 3 do edital).
26. A planilha será alterada para adequação à decisão do STJ nos termos do REsp 1.916.376.
Cordialmente,
Comissão Permanente de Licitação
Prezados, boa tarde!
No Detalhamento do BDI DIFERENCIADO foi adotado 3,45% para administração local! Não seriade 4,00% conforme o BDI PADRÃO?
Prezado licitante,
Em atendimento a sua solicitação de esclarecimentos, informamos que a planilha orçamentária será alterada para adequação à decisão do STJ nos termos do REsp 1.916.376.
Cordialmente,
Comissão Permanente de Licitação
Prezados, boa tarde!
O Objeto da licitação é Prestação de Serviços com fornecimento de Materiais e portanto quando da emissão das Notas Fiscais das medições mensais, a incidência de ISS recairá igualmente também sobre os Equipamentos fornecidos onde V Sas definiram um um BDI DEFERENCIADO onde excluiu o ISS, sendo portanto uma tentativa de não recolher o ISS do Município. O correto seria separar os objetos em processos licitatórios diferenciados ou incluir o ISS neste BDI DIFERENCIADO.
Prezado licitante,
Em atendimento a sua solicitação de esclarecimentos, informamos que a planilha orçamentária será alterada para adequação à decisão do STJ nos termos do REsp 1.916.376.
Cordialmente,
Comissão Permanente de Licitação