AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai discutir denúncias e reclamações referentes ao BRT-Move

Diálogo entre Prefeitura, vereadores e usuários será às 15h desta quarta-feira (25/3), na CMBH

segunda-feira, 23 Março, 2015 - 00:00
Diálogo entre Prefeitura, vereadores e usuários será às 15h desta quarta-feira (25/3) - Foto: Portal PBH

Diálogo entre Prefeitura, vereadores e usuários será às 15h desta quarta-feira (25/3) - Foto: Portal PBH

Desde sua inauguração, em março de 2014, o Move vem sendo alvo de reclamações e denúncias por parte de usuários e da imprensa, que apontam, entre outros problemas, atrasos e sobrecarga em algumas linhas, além de portas e painéis quebrados, ausência de informações e de segurança nas estações. Por solicitação do vereador Pedro Patrus (PT), as deficiências do sistema de transporte rápido por ônibus - Bus Rapid Transit (BRT) da capital serão debatidas em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta quarta-feira (25/3), às 15h, no Plenário Camil Caram.

Objeto de reportagens de jornais e de uma série de pronunciamentos de parlamentares no plenário, problemas como o mau funcionamento das portas automáticas das estações de embarque e desembarque e a alta velocidade dos coletivos do sistema já causaram diversos acidentes com vítimas na capital, inclusive fatais. Além disso, os usuários se queixam da deficiência de informações sobre as linhas e horários, falta de acessibilidade e sinalização adequadas nas estações, goteiras, equipamentos depredados e falta de segurança.

Segundo Patrus, o requerimento da audiência visa promover o diálogo e a prestação de informações entre a Prefeitura e os usuários insatisfeitos com a situação do sistema, anunciado como solução moderna e eficaz para o transporte coletivo urbano. Apesar da maior capacidade e conforto dos veículos e agilidade nos deslocamentos, realizados quase inteiramente em faixas próprias, o Move vem apresentando deficiências e colocando em risco a integridade e a segurança do cidadão.

Convidados

Para tratar da questão, são aguardados os titulares das secretarias municipais de Governo e de Obras e Infraestrutura; representantes da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Belo Horizonte e Região Metropolitana (AUTC); Movimento das Associações de Moradores de Belo Horizonte; e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - Crea/MG.

A audiência é aberta à participação de usuários e de qualquer cidadão interessado, e também será transmitida ao vivo pelo portal da Câmara Municipal. Para acompanhar, basta selecionar a programação do Plenário Camil Caram na opção TV Câmara, à esquerda das página principal.

Superintendência de Comunicação Institucional