AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vítimas da queda do Viaduto Guararapes serão ouvidas na Câmara

Moradores do entorno e familiares das vítimas cobraram medidas compensatórias emergenciais

segunda-feira, 6 Abril, 2015 - 00:00
Moradores do entorno e familiares das vítimas cobraram medidas compensatórias emergenciais - Foto: Portal PBH

Moradores do entorno e familiares das vítimas cobraram medidas compensatórias emergenciais - Foto: Portal PBH

Na próxima quarta-feira (8/4), a Comissão Especial de Estudo sobre a queda de uma das alças do viaduto dos Guararapes realizará audiência pública, às 9h, no Plenário Helvécio Arantes, com a finalidade de ouvir familiares das vítimas fatais da tragédia, ocorrida em julho de 2014. A audiência foi requerida pelo vereador Juninho Paim (PT). Moradores do entorno e familiares das vítimas cobraram medidas compensatórias emergenciais.

Em função da queda de uma das alças do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Av. Dom Pedro I (vetor norte da capital), a Comissão de Estudo realizou audiência pública em março deste ano para avaliar os impactos causados pelo desabamento e providências a serem tomadas pela Prefeitura em relação à tragédia.

Os moradores afirmam que a Prefeitura não tem respondido às demandas emergenciais da comunidade. Segundo o vereador Juninho Paim, após ouvir a Prefeitura e as empresas envolvidas, a Comissão decidiu ouvir, agora, as famílias das vítimas de forma mais detalhada, a fim de identificar problemas enfrentados e necessidades urgentes dos moradores.

Conforme relata a comunidade, em razão da queda e implosão da estrutura, os prédios vizinhos estão com as janelas quebradas, sem portas e sem muros, o que vem comprometendo a segurança no local. A comunidade informa, ainda, que as empresas envolvidas também não têm se comprometido com a mitigação dos impactos causados pela queda do viaduto. As instituições envolvidas são a Consol, empresa licitada para elaboração do projeto de engenharia; a Cowan, empresa também selecionada por processo licitatório, responsável pela execução do projeto; e a PBH, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), órgão contratante e responsável pela fiscalização da obra.

Participarão da audiência familiares de Hanna Cristina dos Santos e Charlys Frederico Moreira do Nascimento, vítimas fatais do acidente.

Superintendência de Comunicação Institucional