VISITA TÉCNICA

Ocupação irregular de trincheira no Bairro Cachoeirinha receberá vistoria

Presença crescente de acampamentos e moradias improvisadas sob a estrutura preocupa moradores do entorno  

sexta-feira, 27 Abril, 2018 - 16:15
Trincheira Celso Mello

Foto: Google Street View

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da CMBH percorrerá na próxima quinta-feira (3/5) o espaço interno da Trincheira Celso Mello, no Bairro Cachoeirinha, com o objetivo de averiguar as condições de vida das dezenas de pessoas que ocuparam o local em busca de abrigo. Situada na esquina das avenidas Bernardo Monteiro e Antônio Carlos, a estrutura é marcada um intenso fluxo de pedestres e veículos. A visita técnica está agendada para as 9h e é aberta á participação de qualquer cidadão interessado.

Dados divulgados no final do ano passado pela prefeitura de BH constataram o crescimento do número de pessoas em situação de rua na capital, que vêm ocupando praças, marquises, baixios de viadutos e outros logradouros públicos. Em alguns lugares, a instalação de barracas e moradias improvisadas dificulta a passagem dos transeuntes e causa transtornos a quem circula no espaço.

Conforme as alegações dos moradores das imediações da Trincheira Celso Mello, barracos com tapumes e lonas forma erguidos debaixo dos viadutos e há registro de ocupação das calçada com fogões, sofás e outras estruturas. Usuários e vizinhos da trincheira se queixam ainda do aumento do número de ocorrências de furtos, assaltos e abordagens intimidadoras, além do uso de drogas e do acúmulo de sujeira, que configuram um ambiente inseguro e insalubre para quem vive no bairro. Diante da situação, o vereador Cláudio Duarte (PSL) solicitou a realização de uma visita da comissão à trincheira, no intuito de verificar in loco a situação e avaliar as condições de vida no local, além de obter, junto ao poder público municipal, as informações e os encaminhamentos possíveis para solucionar a questão. 

Acompanhamento do poder público

Para acompanhar a visita, foram convidados representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL), a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e a Administração Regional Municipal Nordeste. A atividade pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional