ORLA DA PAMPULHA

Comissão constata que ciclovia mais frequentada de BH tem sinalização precária

Visita técnica apontou  problemas como falta de pintura e sinalização escondida pela vegetação, gerando riscos aos cliclistas

segunda-feira, 11 Novembro, 2019 - 15:00

Foto: Divulgação / CMBH

A Orla da Pampulha é a queridinha dos belo-horizontinos quando o assunto é uma boa pedalada.Contudo, boa parte do percurso preferido de ciclistas está com a sinalização precária e problemas como falta de pintura e placas escondidas pela vegetação. Os apontamentos foram feitos na manhã desta segunda-feira (11/11) durante visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. A vistoria, solicitada pelo vereador Jorge Santos (Republicamos), teve o objetivo de avaliar e debater a instalação e revitalização da sinalização vertical e horizontal, visando alertar motoristas quanto à presença de ciclistas em treinamento na Avenida Otacílio Negrão de Lima.

Faixa compartilhada

A Orla da Pampulha tem 18 km de extensão e praticamente todo o seu percurso tem espaço destinado à prática do ciclismo. Em cerca de 7 km deste total, entretanto, a ciclovia não é exclusiva, e o pessoal da bike precisa dividir espaços com carros - é a faixa compartilhada. Nestes locais existem placas destinadas aos motoristas indicando a presença de ciclistas, mas nem sempre esta reserva é respeitada e os veículos acabam por invadir o espaço do ciclista.

O vereador Jorge Santos mora na região e frequentemente usa a pista para a prática do ciclismo. Segundo o mesmo, as pinturas no chão que indicam a existência do espaço do ciclista estão tão apagadas que os veículos invadem até mesmo por falta de conhecimento. “Está assim em toda a orla, com a pintura precisando ser revitalizada para garantir a segurança da turma do pedal”, apontou o parlamentar.

Outra observação feita pelo vereador é quanto à sinalização insuficiente. Segundo Jorge Santos, as placas que indicam a faixa compartilhada são apenas nove em toda a orla e o ideal é que fossem ao menos 20. “Além de serem poucas placas, algumas delas estão escondidas pela vegetação; e a seta que indica o compartilhamento está voltada para dentro da pista, o que induz a entrada do motorista no espaço da bike”, explicou.

Pelotões

A faixa compartilhada é especialmente importante para os atletas em treinamento, e a Orla da Pampulha é o espaço preferido desta turma. Distribuídos nos chamados pelotões, os grupos que costumam reunir entre 100 e 130 ciclistas chegam a treinar de duas a três vezes na semana.

Rogério Pacheco coordena o Giro 30 e sua turma se encontra às terças e quintas-feiras, das 20h15 até por volta das 21h40, e também aos sábados, das 8h às 11h. Para o ultracisclista, Tetracampeão Brasileiro na modalidade 24h, a revitalização da pintura e sinalização é importante não apenas para os ciclistas, mas para toda a cidade. “Depois que fizeram isso aqui, esse pictograma no chão, já melhorou muito, por isso precisamos repintar”, afirmou Pacheco, que defende que a Pampulha seja reconhecida como espaço por excelência para a prática de esportes.

A última revitalização realizada na orla foi há cerca de seis anos, e de lá pra cá o tempo tem se encarregado de apagar a pintura que garante a segurança do ciclista.  Segundo Pacheco, como a ciclovia tem um limite de 20 km, a faixa compartilhada é o espaço que o atleta amador e profissional dispõe para a prática segura da modalidade. “O ciclismo acontece aqui na orla desde a década de 50. Então esta pista é um patrimônio da cidade, que precisa ser cuidado e revitalizado”, defendeu Pacheco.

Encaminhamentos  

Solicitando medidas de revitalização e manutenção da sinalização viária, o vereador Jorge Santos informou já ter encaminhado, por meio da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, ofício à BHTrans descrevendo a demanda.

Segundo Marcos Vinícius Silva, assessor da presidência da BHTrans, todos os levantamentos feitos serão levados para o setor que cuida das ciclovias na cidade e devem ser incluídos em projeto de revitalização que já está em andamento.

Acompanharam o vereador na vistoria desta manhã, a coordenadora da Regional Pampulha, Neusa Fonseca; e o analista de Transporte e Trânsito/Pampulha, Rogério Mariano.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para avaliar e debater a instalação e/ou revitalização da sinalização vertical e horizontal da pista de ciclismo na Av. Otacílio Negrão de Lima - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário