AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai discutir serviços de telefonia e internet em BH

Operadoras dos serviços lideram lista de reclamações

terça-feira, 26 Novembro, 2013 - 00:00
Reclamações de consumidores de telefonia e internet móveis motivaram realização de audiência pública na CMBH

Reclamações de consumidores de telefonia e internet móveis motivaram realização de audiência pública na CMBH

Diante do elevado índice de reclamações de usuários junto ao Procon, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor fará audiência pública com a finalidade de debater assuntos relacionados à prestação de serviços de telefonia e internet móveis no município. Requerida pelos vereadores Marcelo Álvaro Antônio (PRP) e Wellington Sapão (PSB), a reunião será nesta quinta-feira (28/11), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

De acordo com os autores do requerimento, o objetivo da audiência é ouvir o que as empresas que operam na capital têm a dizer sobre o grande número de reclamações referentes à qualidade dos serviços e do atendimento prestado ao consumidor de serviços de telefonia e internet móveis, debatendo com representantes do Procon e do poder público possíveis soluções para as deficiências apontadas.

As principais queixas a serem abordadas na ocasião serão a má qualidade dos sinais de telefonia celular e de Internet 3G no município; comercialização e não disponibilização da internet 4G (área de cobertura limitada); falta de infraestrutura adequada (a atual não suporta a demanda); e o custo elevado das ligações, cobrando explicações e exigindo maiores investimentos por parte das operadoras.

Campeãs de reclamações

Comprovando a gravidade do problema, em junho deste ano a Assembleia Legislativa de Minas Gerais instaurou uma CPI para investigar questões relacionadas à telefonia, como a falta de investimento e defasagem tecnológica; existência de áreas com cobertura, mas sem sinal ou com sinal deficiente; queda frequente de ligações telefônicas; má prestação na transmissão de dados; cobranças indevidas; e falta de resolutividade das centrais de atendimento na solução das reclamações dos consumidores.

Para debater o tema na Câmara Municipal, foram convidados representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PBH) e das operadoras Vivo, Oi, Claro e TIM, que operam na capital.

Superintendência de Comunicação Institucional