Disponível em (https://cmbh.mg.gov.br)


Câmara Municipal é sede de premiação do Arraial de Belo

Assunto: 
ARRAIÁ DE BELÔ
Grêmio Recreativo Arraiá de São Mateus As quatro primeiras colocadas no concurso de quadrilhas do Arraial de Belô receberam os prêmios, nesta quarta-feira, 18 de julho, na Câmara Municipal. O evento partiu da iniciativa do vereador Carlão Pereira (PT), tendo como objetivo valorizar o trabalho dos quadrilheiros pela dedicação no resgate às tradições de Minas Gerais e contou com a presença do vice-prefeito de Belo Horizonte Ronaldo Vasconcellos (PV).

A grande vencedora, Grêmio Recreativo Arraiá de São Mateus, além de Feijão Queimado, segunda colocada, São Gererê, terceiro lugar no concurso, e Brejo Grande, quarta colocada, foram homenageadas no plenário Amynthas de Barros, na solenidade que acontece há três anos na Casa.

A capital mineira é a única no país onde se comemora o Dia do Quadrilheiro, 1º de junho, que marca, desde 2005, o início do Arraial de Belô. A data foi determinada pela lei municipal 9060/05, de autoria do vereador Carlão Pereira. De acordo com assessoria de imprensa do vereador, a idéia parte da necessidade de apoiar esse evento para que não se percam as nossas raízes.

Evento popular

Belo Horizonte vem se firmando como referência nesse tipo de atividade, que já se tornou o maior evento popular da cidade, contando com a participação das nove regionais. Segundo Tadeu Martins, diretor de eventos da Empresa Municipal de Turismo (Belotur) e coordenador geral do Arraial, a festa conta com um investimento médio de 700 mil reais, gerando mais de 2.500 empregos diretos. Disse, ainda, que cerca de 300 mil pessoas compareceram às apresentações durante todo o período festivo neste ano.

O diretor de eventos da Belotur ressaltou a importância do Arraial de Belô para a tradição cultural da cidade. “Esta é considerada a maior festa envolvendo quadrilhas juninas do Brasil, estando entre as três maiores do gênero no país”, afirmou. Além disso, foram arrecadados, nos últimos três dias de apresentações, mais de 25 toneladas de alimentos, que serão entregues à Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), beneficiando 33 instituições da capital, como creches e asilos.

Informações na Coordenadoria de Comunicação Institucional (3555-1105/1216)

Data publicação: 
quinta-feira, 19 Julho, 2007 - 21:00