Câmara Municipal concede título a prefeito de Nova Lima
Assunto:

O prefeito Carlos Roberto Rodrigues (PT) recebeu, no dia 23 de abril, o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, concedido pela vereadora Neusinha Santos(PT) . Presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Henrique Braga (PSDB), a cerimônia foi realizada às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros.
Neusinha Santos destacou que Nova Lima está bem governada para cumprir sua função nos aspectos social, urbano e humano. "Carlinhos administra de forma responsável e eficiente Nova Lima". A vereadora enfatizou o motivo da homenagem ao prefeito. "Nós, belo-horizontinos, amamos Nova Lima e esse é um gesto de homenagear a cidade".
De acordo com a parlamentar, Nova Lima está geograficamente localizada em posição estratégica, de acesso a outras cidades da região metropolitana, além de possuir riquezas naturais e excelente arrecadação. "É a prima rica de Belo Horizonte, importante para o desenvolvimento metropolitano", frisou a vereadora.
Nascido em Natal, Carlos Rodrigues escolheu Nova Lima para morar. Atuou na mineração na década de 70 e nos anos 80 abraçou a causa dos mineiros. Formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich) exerceu papel fundamental na luta contra a ditadura. É professor concursado e licenciado da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, onde intensificou a militância nos movimentos sindicais. "Carlinhos é um professor que vai além da sala de aula, porque ensina a História não oficial. A educação que defendia está implantando em Nova Lima , e isso é coerência, é projeto de vida.", enfatizou a vereadora Neusinha Santos.
Carlos Rodrigues é ex-diretor do Arquivo Público Mineiro. Foi diretor do Centro de Estudos da Fundação João Pinheiro. "Carlinhos tem a essência calcada e forjada na ética das relações humanas. Acredito que esse homem pronto para o governo foi forjado em Belo Horizonte ", fala a parlamentar.
O prefeito de Nova Lima também fez parte do Conselho Municipal de Política Urbana, nas áreas de Cultura e Meio Ambiente, onde exerceu o papel de dialogar com diversos setores de Belo Horizonte, para discutir as políticas públicas para a cidade. Atualmente integra o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Informação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Júlio Pires, representando o prefeito Fernando Pimentel, disse que a homenagem concretiza a história de participação de Carlos Rodrigues na vida de Belo Horizonte. Ele destacou as características das atuais prefeituras municipais no país. "Pensamos em um conjunto de administrações locais comprometidas com a melhoria da população e com um jeito de fazer política o mais inclusiva possível", falou.
Júlio Pires comentou a mudança no cenário político do Brasil. "A partir dos anos 90, houve mudança positiva nos quadros administrativos do país. As cidades passaram a ter importância nas decisões políticas, econômicas, na vida dos cidadãos e institucionalmente. "O Brasil é o único, ou um dos únicos países onde os municípios são parte da federação", ressaltou.
Carlos Rodrigues dividiu o título com a esposa, Maysa Gomes Rodrigues. "Todas as conquistas só foram possíveis a partir da âncora que é a minha família. A presença de Maysa é fundamental para alcançarmos os espaços humildemente conquistados".
O prefeito destacou a importância política e cultural da capital mineira. "Os limites da avenida Contorno pareciam determinar os limites da cidade, mas, em pouco tempo, houve desenvolvimento, com formação diversificada", falou. "Nesse espaço, rico em expressões artísticas e culturais, os belo-horizontinos mostraram um jeito novo de fazer as coisas, marcado pela introspecção e também pelo sentimento que forma o desejo de liberdade, de se conquistar um espaço cada vez maior", comentou.
O prefeito acrescentou, ainda, que qualquer decisão política de maior peso para o país não é tomada sem passar antes pelos espaços de definição política da capital mineira. "Sou privilegiado, porque tenho três pátrias: Natal, onde nasci, Nova Lima, cidade que escolhi para morar, e Belo Horizonte, da qual tenho a honra de ser filho, cidadão, onde tive momentos de luta e aprendizado", finalizou.
O vereador Henrique Braga ressaltou a satisfação em presidir a cerimônia. "A homenagem é mais que justa isso se caracteriza na lei da semeadura, que diz que ‘ colhemos o que plantamos’. Com certeza Carlos Rodrigues tem semeado coisas boas por onde passa", concluiu.
Estiveram também presentes, o vice-prefeito de Nova Lima, Jaconias Gomes de Souza; o presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Luciano Vitor Gomes; o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Nova Lima, Danilo Alves de Almeida; o presidente do PT de Belo Horizonte, Aloísio Eustáquio Marques; o presidente da Assembléia de Deus de Nova Lima, pastor Geraldo Santos.
Participaram ainda da solenidade, o subcomandante da 1ª Companhia Independente do 1º Pelotão da Polícia Militar de Nova Lima, capitão Rodrigo Piassi do Nascimento; Minas Gerais Campos Gerais, Joaquim Geraldo de Carvalho; o prefeito de Raposos, Cléber Solano de Castro; entre outras autoridades. A cerimônia também contou com a presença de secretários e vereadores da administração pública de Nova Lima, empresários, professores e representantes de associações de bairro da cidade.
Informações no gabinete da vereadora Neusinha Santos (3555-1149/3555-1150) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1216/3555-1105).
Data publicação:
quarta-feira, 23 Abril, 2008 - 21:00