Líder comunitário Raimundo “Lampião” é homenageado pela CMBH

Em sessão solene realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, no dia 29 de setembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte entregou o diploma de Cidadania Honorária a Raimundo Batista Amaral, conhecido como “Raimundo Lampião”. A indicação foi do Vereador Adriano Ventura (PT), que presidiu a sessão, em reconhecimento à destacada atuação do homenageado em causas sociais no Município.
Após a abertura e a execução do Hino Nacional, o mestre de cerimônias leu para os presentes uma mensagem encaminhada pelo Bispo Diocesano Dom Werner Siebnbrock, manifestando congratulações e elogios ao líder comunitário. Foram convidados a tomar assento à Mesa o membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Sem Casa do Bairro Ipiranga, Renan Soares de Senna e o ex-vereador Eli Diniz.
Adriano Ventura destacou a humildade, a persistência, o carinho pelos menos favorecidos e o caráter ecumênico do homenageado. O presidente entregou a Raimundo, juntamente com o diploma, um arranjo de flores de antúrio que, segundo o vereador, impressionam pela beleza e simplicidade. Encerrou dizendo que a trajetória de vida do homenageado deixou marcas na história e é fonte de inspiração para as futuras gerações.
Em seu discurso de agradecimento, Raimundo Lampião destacou que a homenagem tem um significado especial para ele, pois representa a continuidade do trabalho comunitário e o anima a trabalhar e a se dedicar ainda mais pelas pessoas.
Segundo ele, há uma luta para que cento e vinte e três famílias sejam assentadas. Raimundo disse que o Bairro Solimões, onde mora atualmente, precisa de linhas de ônibus para atender a comunidade, e apelou ao vereador Adriano Ventura para que os ajude nessa demanda.
Trajetória
Foram exibidas no telão fotos que retrataram a trajetória de vida do homenageado. Nascido em Medina, norte de Minas, Raimundo veio para Belo Horizonte na década de 1970, onde se tornou líder comunitário. Casado, pai de três filhos, exerceu várias profissões na capital, entre elas servente de pedreiro, frentista, agricultor, pintor residencial, vigilante e metalúrgico.
Presidindo a Associação e o Movimento dos Sem Casa do Bairro Ipiranga, Raimundo lutou juntamente com a comunidade para conseguir, junto ao poder público, a construção de cem moradias para famílias carentes da região, um centro de saúde e outras melhorias.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.