PBH garantiu reabertura do Centro de Saúde até início de janeiro

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (5/12) pela Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte, moradores da Vila Santana do Cafezal, no Aglomerado Serra (região centro-sul da capital) reivindicaram a reabertura do Centro de Saúde Cafezal, fechado há cerca de três anos para reformas. Os moradores questionaram a grande dificuldade de acesso à sede temporária do Centro, localizada na Rua do Ouro, principalmente para idosos e cadeirantes. A Prefeitura garantiu que a sede original será entregue toda reformada ainda no mês de dezembro, no mais tardar, no início de janeiro de 2013.
Solicitada pelo vereador Leonardo Mattos (PV), a audiência buscava trazer informações e soluções aos moradores do Cafezal prejudicados com o fechamento da sede original do centro de saúde – na Rua Bela Vista, nº 30, próximo à Praça de Esportes da Vila Cafezal – e a mudança do local de atendimento para a Rua do Ouro, no Bairro Serra, fora do Aglomerado. O vereador contou que em visita ao local testemunhou os problemas dos moradores. Os usuários se queixaram da falta de diálogo com a PBH.
Representada pela Secretaria Municipal de Saúde, inclusive as gerências do Distrito Sanitário Centro-sul e do Centro de Saúde Cafezal, a Prefeitura afirmou que mantém reuniões regulares com a associação de moradores da comunidade e espera contar com a mobilização de todos para manutenção do novo Centro e de seu entorno. De acordo com a Secretaria, a região vem sendo usada como depósito de lixo por muitos comerciantes, o que gera, além do mau cheiro, doenças para os moradores.
Atualmente, segundo a PBH, o Aglomerado Serra é atendido por cinco centros de saúde distribuídos por região. O C.S. Cafezal atende um público cadastrado de 10.300 usuários, envolvendo a Vila Cafezal e trechos da Vila Fátima, da Vila Marçola e do Novo São Lucas. Diante desse público, a gerência do centro de saúde afirmou que, nos últimos três anos, os funcionários se esforçaram para não deixar a comunidade desassistida, mas garantiu que também sentem a urgência em retornar ao posto original a fim de garantir atendimento mais efetivo e adequado aos moradores.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a sede do C.S. Cafezal estava depredada e, em função disso, houve um atraso no prazo previsto para as obras. Dentro da nova estimativa, até o início do próximo ano, a sede reformada será entregue contando com quatro equipes do Programa Saúde da Família e equipe de apoio, duas equipes de saúde bucal, serviços de atendimento de urgência e prioritário, vacinação, curativo, psicológico, terapia ocupacional, fisioterápico, pediátrico, generalista e de assistência social, entre outros.
Participaram da reunião os vereadores Leonardo Mattos (PV), Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PT do B), Reinaldo Preto Sacolão (PMDB) e Márcio Almeida (PRP).
Superintendência de Comunicação Institucional