Atendimento à dengue e vigilância alimentar em foco

Trezentos e cinco por cento. Este número representa o aumento dos casos de dengue em 2013, em relação ao ano passado. Segundo a Secretaria de Saúde, já são 5 mil 760 casos. Foram colocados contêineres nas Upas de Venda Nova, Barreiro e Pampulha, para ampliar o atendimento. Quatorze centros de saúde estão funcionando nos finais de semana. Mas, mesmo com o aumento da estrutura, as filas se tornaram comuns tanto na rede pública quanto na particular. As pessoas chegam passando mal e têm de esperar por horas. Diante do quadro, o atendimento à dengue é o tema do Câmara Debate de hoje (quinta-feira, 4/4).
O programa convidou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Angela de Assis Maia Moura; a gerente de Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Tereza Oliveira; o presidente do Conselho Regional de Medicina, João Batista Gomes Soares; e o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), membro da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara.
Serão abordadas questões como a causa desse aumento, como está sendo ampliado o atendimento, o que são as unidades de reposição volêmica (URVs) e como funcionam; se já existe um exame eficiente para detectar a doença e quais são os principais sintomas.
O Câmara Debate vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, às 6h30; terças-feiras, às 18h; sábados, às 17h30; domingos, às 7h, no canal 11 da NET. Também estará disponível no endereço tvcamarabh.com.br.
Câmara Entrevista
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas à diarreia anualmente, a maioria causada por ingestão de alimentos contaminados. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, estima-se uma média de 6 mil e 300 casos fatais por ano. O Câmara Entrevista, que vai ao ar na próxima sexta-feira (5/4), às 18h, mostrará os alimentos que oferecem mais risco de contaminação, como evitar a intoxicação alimentar e o que o Poder Público tem feito para minimizar o problema.
Foram convidados o vereador Joel Moreira Filho (PTC), a presidente da Associação dos Fiscais Sanitários de BH, Brígida Vieira Thomaz Carvalho, e a doutora em Ciência de Alimentos Lúcia Péret de Almeida.
O programa mostrará as consequências da contaminação de alimentos, além de cuidados necessários no manuseio, acondicionamento, congelamento e cozimento, a necessidade de fiscalização e inspeção, o que deve ser observado na hora de comprar ou consumir alimentos, como prazos de validade, bem como canais de denúncia.
Estará, ainda, em pauta, a Lei 10.424/12, vetada integralmente pela Prefeitura, que teve o veto derrubado em plenário e foi promulgada em março de 2012. A lei determina que o Executivo disponibilize, no Portal de Informações e Serviços Públicos da Prefeitura, a relação dos itens a serem fiscalizados pela Vigilância Sanitária nos estabelecimentos da capital.
Transmitido pelo canal 11 da NET, o Câmara Entrevista vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 18h; terças e quintas, às 6h30 da manhã; sábados, às 7h30 da manhã; e domingos, às 17h. Também estará disponível no endereço tvcamarabh.com.br.
Superintendência de Comunicação Institucional