Usuários apontam problemas de acessibilidade na nova estação

Falta de sinalização e longas distâncias nas plataformas e rampas de acesso perturbam os usuários da Estação São Gabriel (regional Nordeste), que cobram soluções para os problemas de acessibilidade após integração do terminal ao BRT Cristiano Machado. A requerimento do vereador Iran Barbosa (PMDB), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana recebeu representantes da Prefeitura para debater o tema em audiência pública na tarde desta segunda-feira (9/6). O Executivo afirmou que as obras já estão concluídas, faltando apenas a finalização da cobertura do telhado, prevista para este mês. A Prefeitura garante que a estrutura implantada atende aos padrões necessários.
“Esta foi uma audiência mais geral, onde buscamos informações da Prefeitura sobre o estado das obras de reforma da Estação São Gabriel, prazo de conclusão, fluxo de pessoas previsto e estrutura de acessibilidade”, pontuou Iran Barbosa. Cobrando também explicações do Executivo, Leonardo Mattos (PV) destacou alguns problemas enfrentados pelos usuários com deficiência ou mobilidade reduzida. “Falta informação, sinalização e equipes de atendimento. As pessoas estão ficando perdidas na estação”, alertou o parlamentar, pontuando denúncias de que o piso tátil para deficientes visuais também estaria apresentando problemas.
Secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror afirmou que “a obra já está pronta, faltando apenas alguns detalhes. Esta é uma estação bem moderna, com tudo integrado: metrô, ônibus e BRT”. Questionado sobre a acessibilidade, o gestor garantiu que este não é um problema, uma vez que a BHTrans disponibilizou agentes treinados para orientar os usuários, especialmente na utilização dos elevadores e transposição das catracas.
Representante da BHTrans, Robson José dos Santos explicou que a equipe de atendimento, identificada como “posso ajudar?”, é composta por quatro agentes, que atendem às três plataformas da estação. A instituição anunciou também que já foi elaborado um plano de contingência para casos de chuva, incêndio, manifestações e outras situações de fluxo irregular.
Fluxo e funcionamento
Incorporada ao sistema metroviário de Belo Horizonte em janeiro de 2012, a Estação São Gabriel é um terminal de transporte coletivo intermodal classificado como de grande porte, integrando o metrô e várias outras linhas de ônibus alimentadoras das regiões Norte e Nordeste.
Conforme dados apresentados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a estação recebe um fluxo diário de 60 mil passageiros, tendo suporte já ampliado para até 150 mil. O órgão afirmou que as distâncias percorridas pelos usuários são em média de 500m entre plataformas e acessos, o que foi considerado como percurso padrão pela Prefeitura.
Assista aqui à reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional