Saúde do homem e mortalidade infantil em pauta nesta semana

O Câmara Debate que estreia nesta quinta-feira, às 18h, coloca em pauta um resultado histórico importante para a saúde na capital: a redução da mortalidade infantil para menos de 10 crianças em cada mil nascidas vivas. Em 1993 eram mais de 34 mortes por mil. Já o programa Câmara Entrevista, com edição inédita na sexta-feira, 18h, vai tratar da conscientização para prevenção do câncer de próstata e as principais doenças que atingem os homens. A TV Câmara está no ar no canal 11 a cabo (Net e Oi TV).
Com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os resultados alcançados com a redução da mortalidade infantil – uma queda de mais de 70% em 20 anos, superando as metas traçadas pela ONU para 2015 – deveram-se a várias ações na rede pública, como atenção especial ao pré-natal, cuidados ao recém-nascido nos centros de saúde da cidade e ampliação das equipes de saúde da família.
Para discutir esses avanços e o que ainda precisa ser melhorado,foram convidados o presidente do Conselho Municipal de Saúdede belo horizonte, Wilton Rodrigues, areferência técnica da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Castro, o diretor clínico do Hospital Sofia Feldman, João Batista de Castro Lima, e o vereador, membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Doutor Sandro.
O Câmara Debate tem reprises sábado e terça-feira, às 18h, e segunda, quarta e sexta-feira às 6h30.
Câmara Entrevista
O programa Câmara Entrevista vai discutir a saúde do homem, tendo como foco o movimento Novembro Azul, mês dedicado à campanha de combate ao câncer de próstata. Durante este período, as entidades ligadas à causa se mobilizam para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que, só em 2011, provocou mais de 13 mil mortes no país. Muitos, embora não admitam, ainda têm muito preconceito contra o exame que detecta a doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres, e, além do câncer de próstata, as mortes masculinas estão ligadas à problemas como avc, cirrose e diabetes.
No programa, três médicos especialistas vão dar dicas para o bem-estar masculino: André Murad, professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG; o urologista Antônio Peixoto Cunha, que também é professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas e presidente da Sociedade Mineira de Urologia; e Geraldo Magalhães, presidente da Sociedade Mineira de Dermatologia.
O Câmara Entrevista tem reprises no domingo, segunda e quarta-feira, às 18h, e sábado, terça e quinta-feira às 6h30.
Superintendência de Comunicação Institucional