Em pauta, proposta de transferência de leitos do Odilons Beherens

A gestão da infraestrutura de urgência e emergência do Hospital Odilon Beherens, situado na regional Noroeste da capital, será pauta de audiência pública na Câmara de BH, na próxima terça-feira (03/10), às 13h50, no Plenário Camil Caram. Na reunião, que foi requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), a Comissão de Saúde e Saneamento espera receber representantes do Executivo e da sociedade civil para debater a proposta de transferência de leitos do hospital para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ser inaugurada nas imediações dos equipamentos.
O objetivo do encontro é tratar do impacto do eventual deslocamento dos leitos no atendimento prestado à população, sobretudo em situações de urgência e emergência. De acordo com informações do gabinete parlamentar, a expectativa de Gilson Reis é obter da prefeitura esclarecimentos sobre a proposta de remanejamento de leitos. No entendimento do vereador, eventuais transferências não podem abrir portas para redução de leitos, já que a demanda atual exigiria um acréscimo na estrutura de atendimento.
Em visita técnica realizada no mês de setembro, a Comissão de Saúde da Câmara discutiu in loco, com gestores e usuários, os impactos da proposta de transferência de leitos.
Inaugurado em 1944, na gestão do prefeito Juscelino Kubistcheck, o Hospital Odilon Beherens foi integrado, em 1989, ao Sistema Único de Saúde. Desde então, transformou-se em referência no atendimento de situações clínicas, cirúrgicas e obstétricas de urgência e emergência, além de funcionar como equipamento dedicado ao ensino e pesquisa na área da saúde.
A audiência pública será aberta à participação popular. Dentre outros, foram convidados para a reunião representantes das Secretarias Municipais de Governo e de Saúde, além de membros da equipe do hospital, representantes de servidores da saúde, do Ministério Público e do Conselho Municipal da Saúde.
Superintendência de Comunicação Institucional