Vereadores avaliam real risco de desmoronamento na Vila Bandeirantes

Temendo risco iminente de remoção das cerca de 90 famílias residentes na Vila Bandeirantes (próxima ao Hospital Luxemburgo, Região Centro-Sul da capital), a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará visita técnica ao local para verificar possibilidade de desabamento argumentada pela prefeitura para reassentamento dos moradores. A visita está prevista para a próxima quarta-feira (28/10), a partir das 10h.
Autor do requerimento para a visita, o vereador Adriano Ventura (PT) explica que o laudo técnico apresentado pela prefeitura indica risco geológico por movimentação de terra desde 1994 na área onde está instalada a Vila. Os estudos apontam para a possibilidade de desabamento da encosta situada nas imediações da comunidade, comprometendo a segurança dos moradores. No entanto, as famílias destacam que estão no local há quase 30 anos e, apenas a partir de 2013, quando a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel/PBH) realizou intervenções no local, teriam começado a surgir os problemas geológicos.
Convidados
Foram convidados para a reunião, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Terror; o presidente da Urbel, Genedempsey Bicalho; a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); a Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais; o Ministério Público Federal e representantes das entidades que atuam em apoio à comunidade, como a Comissão Pastoral da Terra e os programas de pesquisa e extensão Polos de Cidadania e Cidade e Alteridade, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Superintendência de Comunicação Institucional