Presidente Gabriel recebe Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

Neste 21 de abril, data que resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), foi homenageado com a Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país. A comenda foi entregue pelo governador Romeu Zema (Novo), no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na cidade histórica da região central mineira. A cerimônia teve como principal agraciado nesta edição o ex-presidente Michel Temer (MDB), orador da solenidade. Outros 168 nomes também receberam a medalha, entre eles o senador, ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro (União).
"Nesse mundo, ser mineiro já é uma honra. Receber a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, acrescenta nessa história um metal onde está cravada para sempre a liberdade, ainda que tardia. Presidir a Câmara Municipal de Belo Horizonte, que é a Capital de Minas Gerais todos os dias do ano, menos em 21 de abril (nesta data, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto, como parte das tradições), tem sido uma oportunidade para quem tem tanto orgulho de ser daqui", declarou Gabriel.
A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Superintendência de Comunicação Institucional