CGPLAN
Boa tarde prezada Comissão Permanente de Licitações.
Tendo em vista a argumentação pertinente ao questionamento da solicitação #69115, apreciaríamos em destacar o parágrafo a seguir:
"O emprego de guindastes é amplamente utilizado na construção civil e foi considerado na planilha orçamentária com o objetivo de promover maior agilidade à obra e um melhor custo-benefício, tendo em vista a necessidade de liberar o local da obra para o seu uso normal em um prazo exíguo. O guindaste foi previsto para a movimentação do material a ser removido e instalado, dessa forma todos os perfis da estrutura metálica a serem removidos deverão ter suas ligações removidas antes de serem movimentados."
Partindo do pressuposto supramencionado, e realizando o paralelismo com o item 8.3 do memorial descritivo:
"Fabricação de calços e reforço conforme projeto na estrutura existente, a retirada e recolocação das terças existentes corrigindo a inclinação da cobertura existente, as tesouras serão mantidas."
inferi-se que há uma divergência na matriz executiva. A resposta do órgão em que questão deliberou a remoção de todos os perfis da estrutura metálica já o memorial descritivo acentua que as tesouras serão mantidas.
Tendo por base o feedback, teria de ser acrescentado um capital maior na planilha orçamentária para que pudesse executar este serviço na forma com a qual foi emoldurada.
No que se refere o parágrafo seguinte:
Para o preenchimento do ANEXO C: Modelo de proposta comercial, a licitante deverá inserir o desconto pretendido no preço de referência no campo em amarelo denominado “Desconto no Preço de Referência”. O valor da proposta será calculado na cédula abaixo denominada “Valor final da Proposta com Desconto.”
O revés que permeia este cenário não é o preenchimento por parte da empresa e sim o valor total da empreitada, contida na célula bloqueada, está divergente com o descrito no memorial descritivo (Modelo de Proposta, o preço de referência é R$ 1.676.237,80 e no Edital é R$ 1.676.532,36).
Sendo o que tenho para o momento me despeço.
"Favor confirmar o recebimento deste e-mail."
Prezada fornecedora,
Sobre o primeiro questionamento a inferência da empresa está incorreta. Fica claro na resposta anterior dada pela Seção de Engenharia que o uso do guindaste deverá ser para movimentação de todos os perfis A SEREM REMOVIDOS, e não de todos os perfis da estrutura metálica. Em nenhum momento foi dado a entender que a empresa deverá remover toda a estrutura metálica de sustentação do telhado. Assim, conforme demonstrado no item 8.3 do memorial descritivo haverá retirada e recolocação DAS TERÇAS EXISTENTES e não, novamente, de toda a estrutura metálica. Assim, não há necessidade de acréscimo de item na planilha orçamentária ou aumento no valor da obra.
Sobre o segundo questionamento a diferença entre o valor do orçamento de referência e o modelo de proposta comercial se deve a diferença entre as técnicas de arredondamento utilizadas na planilha orçamentária e no modelo proposta comercial. No modelo de proposta comercial é utilizada técnica de arredondamento prevista no edital, em que o as casas decimais após a segunda casa decimal são eliminadas, buscando garantir para a administração o menor preço. No orçamento de referência foi utilizada a técnica padrão de considerar todas as casas decimais e arredondar para o valor mais próximo na última etapa do cálculo. Esta diferença é de 0,017% do valor de modelo de proposta comercial mostrando que o tal valor é irrelevante dado o vulto da obra.
Atenciosamente,
Comissão Permanente de Licitação