Moradores pedem solução para atendimento precário
Comissão aprovou audiência no Bairro Glória e visita ao Ermelinda
Na reunião desta quarta-feira (25/4), a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou a realização de audiência pública externa para discutir a falta de médicos, enfermeiros e equipamentos no Centro de Saúde do Bairro Glória (região Noroeste de BH) no próximo dia 31 de maio Também foi encaminhada uma visita técnica à unidade do bairro Ermelinda, na mesma região, para avaliar a precariedade no atendimento denunciada por uma comissão de moradores presente na reunião. Foram aprovadas ainda as emendas supressivas nos1, 2 e 4, e substitutiva nº 3 ao Projeto de Lei 1617/11, de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSL), que prevê a criação do Programa Municipal de Promoção da Doação de Sangue, Plaquetas e Medula Óssea.
“Estão priorizando a Copa do Mundo e deixando de lado a saúde, que é mais importante”, questionou Ilda Ismael Martins, moradora do Ermelinda e integrante da comissão local de saúde. A comunidade reivindica soluções urgentes para as dificuldades de atendimento e falta de medicamentos no centro de saúde do bairro. Os usuários afirmam que a unidade está funcionando com apenas dois médicos e poucos enfermeiros, que trabalham mais de dez horas por dia e estariam sobrecarregados.
Ilda explicou que “tem gente que fica nervosa, briga com os atendentes do posto e não percebe que está reclamando no lugar errado". "Como líderes comunitários, estamos tentando mostrar para as pessoas que é importante cobrar ações efetivas das autoridades. Não adianta brigar ali e depois trocar o voto por sanduiche”, completou a moradora.
Encaminhamentos
Os vereadores encaminharam o agendamento de uma visita técnica ao centro de saúde do Bairro Ermelinda, a ser deliberado junto aos demais membros da Comissão até a próxima quarta-feira. O presidente Edinho Ribeiro (PTdoB) garantiu que irá enviar ao Secretário Municipal de Saúde uma carta contendo o resumo da reunião e das reivindicações dos moradores, solicitando providências.
Além de Edinho Ribeiro, estavam presentes Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PT do B), Márcio Almeida (PRP) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV).
Superintendência de Comunicação Institucional