Caminhões de aluguel podem ser retirados de ponto tradicional
Vereadores e PBH vão ao local avaliar reivindicação do grupo

Caminhões de aluguel podem ser retirados de ponto tradicional no entorno da Praça Floriano Peixoto
Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (8/11), por solicitação do vereador Leonardo Mattos (PV), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana reuniu representantes da BHTrans, da Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul e da Polícia Militar de Minas Gerais, assim como dezenas de carreteiros que atuam nas proximidades da Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, para discutir a possível retirada dos motoristas do ponto. Foi encaminhada uma visita da Prefeitura ao local para avaliar possibilidades de atender à reivindicação dos carreteiros em permanecer na região.
O vereador Leonardo Mattos explicou que é preciso encontrar uma solução para que os carreteiros não fiquem sem local para trabalhar, uma vez que é desse ofício que tiram o sustento da família. Os motoristas afirmaram que estacionavam seus veículos no entorno da Praça, na Avenida do Contorno, há cerca de 80 anos, porém, com a reforma realizada ali, em 2009, foram deslocados para a Avenida Churchill, onde têm sofrido com a redução contínua de clientes. Os carreteiros explicaram que perderam visibilidade e perceberam que os clientes estão tendo maior dificuldade de acesso ao local, em função do fechamento do canteiro central da Av. do Contorno que permitia o cruzamento dos veículos em direção à Av. Churchill.
Os trabalhadores também afirmaram que, após o remanejamento feito em 2009, discutido em audiência pública na Câmara Municipal, têm sofrido mais pressões dos fiscais de trânsito, dos empresários e comerciantes locais, principalmente em função da construção do Hospital da Unimed na Av. Churchill. Os carreteiros contaram que têm ouvido rumores de que serão retirados dali novamente.
A BHTrans esclareceu que não há nenhum encaminhamento formal sobre a nova retirada e se comprometeu a verificar a situação a fim de garantir o atendimento, pelo menos parcial, da demanda dos carreteiros. Mas adiantou que o retorno à Av. do Contorno seria bastante improvável, uma vez que o remanejamento teria sido uma demanda da comunidade que mora na região e utiliza a Praça.
A Polícia Militar explicou que atua dentro das suas competências fiscalizando o cumprimento das leis de trânsito e apenas notifica aqueles veículos estacionados fora do local reservado a eles pela Prefeitura. Representada também pela Regional Centro-Sul, a PBH afirmou que vai buscar atender às reivindicações, tentando conciliá-las a outras necessidades da sociedade.
Encaminhamentos
Foi encaminhada uma visita da Prefeitura ao local para avaliar possibilidades de atender à reivindicação dos carreteiros em permanecer na região. O vereador Leonardo Mattos anunciou agendamento do encontro com os carreteiros na Praça Floriano Peixoto para o próximo dia 22 de novembro (quinta-feira), às 10h, com a presença dos vereadores e representantes da BHTrans, Regional Centro-sul, Regional Leste e Polícia Militar.
Participaram da audiência os vereadores Leonardo Mattos (PV), Elaine Matozinhos (PTB), Bruno Miranda (PDT) e Paulinho Motorista (PSL).
Superintendência de Comunicação Institucional