VISITA TÉCNICA

Comissão de Orçamento e Finanças fiscaliza obras do BRT

Os membros da Comissão de Orçamento e Finanças visitaram ontem (9/4) as obras do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), acompanhados pelo diretor-presidente da BHTrans e pelo diretor de infraestrutura da Sudecap. O objetivo foi fiscalizar a implantação do novo sistema de ônibus em BH, obtendo in loco informações sobre o cumprimento dos prazos e da previsão orçamentária. Os vereadores questionaram os atrasos e cobraram o cronograma da Prefeitura.

terça-feira, 9 Abril, 2013 - 00:00
Vereadores da Comissão de Orçamento e Finanças em visita técnica

Vereadores da Comissão de Orçamento e Finanças em visita técnica

Os membros titulares da Comissão de Orçamento e Finanças visitaram na manhã de ontem (9/4) as obras do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), acompanhados do diretor-presidente da BHTrans e do diretor de infraestrutura da Sudecap. O objetivo da visita foi fiscalizar a implantação do novo sistema de ônibus em Belo Horizonte, obtendo in loco informações sobre o cumprimento dos prazos e da previsão orçamentária. Os vereadores questionaram os atrasos e cobraram da Prefeitura que o novo cronograma, que prevê o término das intervenções em dezembro deste ano e o funcionamento integral do sistema em março de 2014, seja cumprido.

De acordo com Gilson Reis (PCdoB), “existe uma expectativa da cidade para que o problema da mobilidade urbana seja solucionado, no entanto, mesmo após o descumprimento do prazo inicialmente previsto e do aumento do custo das obras, nada indica que o novo cronograma será cumprido”.

O vereador Adriano Ventura (PT) também não acredita no término das intervenções do BRT até dezembro e citou, especificamente, as obras da Estação de Integração da Pampulha, visitada pelos vereadores, como exemplo da morosidade na instalação do novo sistema de transporte.

Já o vereador Tarcísio Caixeta (PT) se mostrou confiante no cumprimento dos prazos: “As obras estão em andamento e temos a palavra da BHTrans e da Sudecap de que em janeiro haverá os testes para a instalação do sistema”. Ainda segundo ele, é possível que as obras sejam entregues na data prevista, uma vez que, de acordo com a Prefeitura, todos os recursos financeiros necessários já estão disponíveis.

Roteiro da visita

A primeira parada da Comissão foi na futura Estação de Transferência União, na Avenida Cristiano Machado. A via irá receber dez dessas instalações em substituição aos tradicionais pontos de ônibus. Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, com as novas estações, o usuário não precisará mais de passar por roletas dentro dos ônibus e entrará nos coletivos com as passagens compradas, diminuindo o tempo de viagem.

Cesar também salienta que tanto na Avenida Antônio Carlos, quanto na Cristiano Machado, “o tempo de viagem será reduzido pela metade”. Além de garantir maior conforto aos passageiros, que serão atendidos por ônibus articulados com ar condicionado, o BRT vai possibilitar a redução do número de veículos em circulação, ao mesmo tempo em que irá diminuir o tempo de espera do usuário, em decorrência do que ele chamou de “racionalização do sistema”.

Já no Bairro São Gabriel, os vereadores vistoriaram o canteiro de obras da Estação de Integração do BRT, que dará acesso à nova rodoviária e ao metrô. Nesta etapa da visita, o vereador Adriano Ventura questionou a Prefeitura sobre os alagamentos que a área vem enfrentando. De acordo com o Executivo, a solução definitiva para o problema demanda novas intervenções urbanas.

Já Gilson Reis, questionou se a diminuição no número de ônibus em circulação e a redução nos gastos com combustível proporcionados pelo BRT vão resultar na redução das tarifas para os passageiros. Em resposta, o representante da BHTrans informou que o compromisso da Prefeitura é com a manutenção do valor pago pelo usuário, pois, segundo ele, a redução de parte dos custos será compensada pelo aumento de outras despesas, relacionadas, por exemplo, ao sistema de ar condicionado dos novos veículos e à conservação das quarenta e três estações de transferência que serão instaladas.

No hipercentro, última parada da Comissão, os vereadores verificaram o andamento das obras das avenidas Paraná e Santos Dumont. As duas vias irão contar com ciclovias, seis estações de transferência e trânsito de veículos particulares restrito.

Prazo das obras

Para o vereador Jorge Santos (PRB), a ação fiscalizadora da Comissão atende à demanda da população, que tem cobrado dos representantes respostas para os problemas no trânsito e para o atraso nas obras.

Com relação à morosidade na implantação do BRT, o diretor-presidente da BHTrans afirmou que apesar de os problemas com recursos financeiros terem atrasado as obras no final de 2012, hoje, todas estão em "ritmo normal”.

Na avaliação do presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Henrique Braga (PSDB), “o cronograma apresentado pela Prefeitura será cumprido”. Ele também afirmou que na próxima reunião da Comissão, no dia 16 de abril, serão discutidos os novos passos para acompanhamento e fiscalização das obras do BRT.

Superintendência de Comunicação Institucional