AUDIÊNCIA EXTERNA

Comunidade aponta deficiências do transporte público na região do Barreiro

Vereador sugeriu a criação de comissão mista para elaborar propostas

quarta-feira, 17 Abril, 2013 - 00:00
Vereadores foram ao Barreiro para ouvir comunidade

Vereadores foram ao Barreiro para ouvir comunidade

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou audiência pública na noite de ontem (terça-feira, 16/4), em uma escola estadual local, para discutir problemas enfrentados pelos usuários do transporte público nos bairros Milionários e Bonsucesso, na região do Barreiro. Na ocasião, moradores tiveram a oportunidade de expor a situação aos vereadores e à BHTrans. Marcelo Álvaro Antônio (PRP), que solicitou a renião, sugeriu a criação de uma comissão mista para avaliar possíveis soluções.

Segundo as reclamações de moradores dos bairros Bonsucesso e Milionários, além dos atrasos e da superlotação, as linhas 332 (Bonsucesso) e 318 (Jardim Liberdade) não atendem toda a extensão dos bairros. Com isso, muitos usuários são obrigados a caminhar longas distâncias para acessar os pontos de ônibus ou voltar para casa. Outros problemas apontados foram a falta de linhas diretas para o centro, já que a linha 3054 (Milionários/Centro)fica muito distante para a maior parte da população, além de frequentes desrespeitos por parte de motoristas, que não param no ponto para o embarque dos passageiros.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária do Bairro Milionários e Adjacências, José Márcio Silveira Rezende, existem casos de moradores que levam 45 minutos para chegar em casa depois que descem do coletivo. Segundo ele, além de melhorias e aumento do número de veículos em circulação, a comunidade pede a volta da linha 333, que foi desativada em 2009.

Participação da comunidade

O representante da BHTrans, Weslei Rodrigues, informou que critérios técnicos e estudos realizados na região impedem a reativação da linha 333, e que a orientação do órgão é reunir-se com a comunidade local para que os problemas percebidos sejam apontados e possam ser tratados por meio de ajustes e alterações nas linhas disponíveis.

Segundo o vereador Wellington Sapão (PSB), ligado à região, o número de moradores aumentou muito nos últimos anos e o número de linhas e de coletivos não acompanhou a demanda.

O requerente da audiência, Marcelo Álvaro Antônio, sugeriu a criação de uma comissão formada por moradores, representantes da Prefeitura e da BHTrans com a finalidade de elaborar propostas para melhorar a qualidade do transporte público na região. Segundo o vereador, alterações nos trajetos das linhas já existentes talvez possam contribuir para suprir a demanda nos locais que não estão sendo atendidos.

Adriano Ventura (PT), que também é morador do Barreiro, afirmou que a criação de novas linhas não resolveria o problema dos moradores. Recomendando que a comissão avalie novos meios de transporte para a região, ele defendeu a criação de um tronco único que leve até uma via coletora, (como a Av. Amazonas e a Via do Minério, por exemplo) e a implantação do metrô na região. “Caso contrário, daqui a quatro anos estaremos aqui discutindo esse mesmo problema”, advertiu o parlamentar.

Superintendência de Comunicação Institucional