AGLOMERADO SERRA

Em audiência, comunidade cobrou segurança na Praça do Cardoso

Acúmulo de lixo no local e transporte público foram temas

terça-feira, 23 Abril, 2013 - 00:00
Em audiência pública, comunidade do Aglomerado Serra cobrou mais segurança na Praça do Cardoso

Em audiência pública, comunidade do Aglomerado Serra cobrou mais segurança na Praça do Cardoso

Audiência pública realizada na manhã de hoje (terça-feira, 23/4), no Aglomerado da Serra (região centro-sul da capital), pela Comissão de Administração Pública, discutiu a falta de segurança para realização de eventos na Praça do Cardoso, um dos principais pontos de encontro da região, localizada entre as vilas Marçola e Cafezal. Requerida pelo vereador Professor Wendel (PSB), a reunião foi motivada por tiroteio ocorrido em 17 de março, durante festa na Praça. Vereadores, Polícia Militar, representantes do Executivo Municipal e do governo estadual e líderes comunitários participaram da audiência.

As lideranças afirmaram que a comunidade tem ficado com medo de utilizar a praça durante a noite e início da manhã, em razão da falta de segurança. Os moradores lembraram o tiroteio ocorrido do último mês de março, quando, durante uma festa funk que reunia cerca de 500 pessoas, um homem morreu e 13 pessoas ficaram feridas, entre elas, uma criança de seis anos.

O gerente de licenciamento e fiscalização da regional Centro-Sul, Wiliam Nogueira, destacou que os eventos na comunidade respeitam a legislação sobre uso de espaços públicos e que, na festa do último mês, todas as condicionantes da Prefeitura para liberação do evento teriam sido atendidas pelos organizadores. A Polícia Militar afirmou que mantém policiamento ostensivo 24h no Aglomerado, por meio de equipes especiais que buscam garantir a segurança da população.

Demandas

Professor Wendel explicou que o objetivo da audiência “não é discutir apenas segurança pública, mas ouvir outras demandas da comunidade do Aglomerado”, garantindo que todas as reivindicações serão encaminhadas para a Prefeitura, a fim de cobrar providências.

O Aglomerado da Serra concentra oito vilas com cerca de 60 mil moradores. Entre os problemas enfrentados, foram destacados infraestrutura de postos de saúde, acúmulo de lixo no entorno da Praça do Cardoso, necessidade de revitalização da área, saneamento e abastecimento de água, mobilidade e transporte público. Os moradores questionaram a carência das linhas de ônibus que atendem às vilas, afirmando que a grande maioria não sobe o morro.

Crack

O vereador Professor Wendel anunciou a criação da Comissão Especial de Combate ao Crack e outras drogas na Câmara Municipal, afirmando que a instituição pretende intensificar as políticas de combate às drogas e à violência na capital. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado. “Vamos fazer um grande seminário no mês que vem para tratar das políticas antidrogas e da lei de internação compulsória. Também estaremos na marcha contra o crack, no próximo dia 15 de junho, junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, afirmou o parlamentar.

Também estiveram presentes os vereadores Bim da Ambulância (PTN), Wellington Bessa “Sapão” (PSB), Juliano Lopes (PSDC) e Jorge Santos (PRB).

Superintendência de Comunicação Institucional