Criação do Parque Nacional do Gandarela será tema de audiência
Ameaça coloca em jogo a segurança hídrica de Belo Horizonte
A Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza hoje (quinta-feira, 16/5), às 13h30h, no plenário Helvécio Arantes, audiência pública para debater a criação do Parque Nacional Águas do Gandarela, localizado na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Requerida pelo vereador Leonardo Mattos (PV), a reunião será promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana.
Na audiência, o Movimento Gandarela irá apresentar os resultados de estudos técnicos indicadores de que a criação de uma Unidade de Conservação Federal no local é fundamental para a garantia da segurança hídrica da capital.
“Pelo fato de o Gandarela ser a principal fonte de abastecimento de água para BH é importante nos preocuparmos com a sua preservação, visto que a atividade mineradora está prestes a explorar o local, o que pode levar à sua degradação”, afirmou Leonardo Mattos.
Foram convidados para a audiência representantes do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Copasa, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ouvidoria Ambiental do Estado, Ministério Público de Minas Gerais e Ministério do Meio Ambiente.
Gandarela
A Serra do Gandarela está localizada nos municípios de Santa Barbara, Barão de Cocais, Rio Acima, Caeté, Raposos e Itabirito. Ela faz parte da Reserva da Biosfera do Espinhaço e apresenta alguns dos habitats mais significativos de toda a cadeia. A serra abastece diversos córregos e ribeirões, além da bacia do Rio das Velhas/São Francisco, importante fonte de captação de água para abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Superintendência de Comunicação Institucional