Demanda por criação de Centro de Referência Indígena em debate na Câmara

Mesmo servindo como moradia ou local de passagem para mais de três mil indígenas de diversas etnias (Pataxó, Aranã, Xacriabá, Krenak, entre outras), Belo Horizonte e Região Metropolitana não contam com um centro de referência para recebê-los e apoiá-los. Para discutir a possibilidade de criação de tal equipamento público, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo irá realizar, por solicitação da vereadora Cida Falabella (Psol), audiência pública nesta quinta-feira (4/5), às 9h30, no Plenário Amynthas de Barros.
De acordo com a parlamentar, a realização da audiência se justifica pela existência de crescente população indígena vivendo em Belo Horizonte em situação de grave vulnerabilidade social. Além disso, Cida Falabella aponta a necessidade de formulação de políticas culturais que assegurem meios de difusão e valorização da cultura dos povos originários como outra das motivações que levaram à solicitação da audiência.
São esperados na audiência representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Federal, da Fundação Nacional do índio (Funai), da Morar Indígena-UFMG, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, do Comitê Mineiro da Causa Indígena, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Superintendência de Comunicação Institucional