Parlamentares irão vistoriar reforma da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta

As obras de requalificação da Rua Sapucaí, localizada no Bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, deverão ser concluídas neste mês de março, segundo informa a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Moradores e frequentadores do espaço, no entanto, já têm denunciado danos e depredações no local. A fim de verificar o andamento dos trabalhos e a qualidade do material e do serviço prestado na execução, em reunião nesta segunda-feira (24/3) a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou visita técnica ao local no dia 11 de abril. Foram aprovados ainda pedidos de informação à Prefeitura sobre duas obras em andamento na Avenida Cristiano Machado, uma no encontro com a Avenida Waldomiro Lobo e a outra sobre a implantação da Praça das Águas. As obras no Aglomerado Morro das Pedras também são tema de questionamento da Comissão. Confira aqui o resultado completo da reunião.
Polo cultural e gastronômico
Com vista para o conjunto urbano da Praça da Estação, a Rua Sapucaí é um mirante para o Centro da cidade. Palco de projetos artísticos inovadores, como o Circuito Urbano de Arte, a Sapucaí é também um dos mais novos polos gastronômicos da capital, reunindo diversos bares e restaurantes. Desde junho de 2024, a via passa por obras de requalificação, que incluíram o fechamento da rua para a circulação de veículos, a pavimentação de um plano único entre os dois passeios, além da implantação de ciclovia, trechos em piso gramado e uma arquibancada mirante. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as obras devem ser totalmente concluídas ainda neste mês de março, com investimento total de R$4,6 milhões.
No entanto, Fernanda Pereira Altoé (Novo), autora do requerimento de visita técnica ao local, informou ter recebido questionamentos de moradores e frequentadores da Rua Sapucaí a respeito do andamento das obras. “De acordo com os relatos, a obra ainda não foi totalmente concluída e já apresenta problemas, danos e depredações”, destacou a vereadora. A visita será realizada no dia 11 de abril, às 10h.
Cristiano Machado
A Comissão também aprovou pedido de informação sobre as obras de implantação de viadutos no encontro das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, região Norte da capital. O colegiado quer esclarecimentos do Executivo municipal em relação ao aditivo publicado em janeiro deste ano no Diário Oficial, que acrescenta R$20,4 milhões ao valor inicial do contrato.
O requerimento de Pablo Almeida (PL) é feito às secretarias municipais de Obras e Infraestrutura; Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda; e também à Controladoria-Geral do Município. Ele questiona, dentre outros pontos, as justificativas para este aumento no custo; a previsão de impactos financeiros adicionais para o município em decorrência dessa alteração; e pede ainda que se esclareça se a empresa foi penalizada pelo descumprimento do prazo e “pelo erro de projeto que gerou o custo adicional milionário”, conforme destacou o requerimento.
Também sobre a Cristiano Machado, o Executivo deverá responder acerca da obra da Praça das Águas, no bairro Vila Suzana, que tem como objetivo a otimização do sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha. Pablo Almeida, que assina o requerimento que será enviado à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e à Superintendência de Desenvolvimento da Capital, pede informações sobre o atual estágio de execução da obra e questiona quais têm sido as medidas adotadas para minimizar os impactos no trânsito na região, dentre outros pontos.
Segundo a Prefeitura, será implantada uma caixa de captação na confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha, com capacidade de armazenar 27 milhões de litros d'água, atuando na redução do risco de enchentes na avenida Cristiano Machado e suas adjacências.
Morro das Pedras
As obras em andamento no Aglomerado Morro das Pedras, considerado o mais antigo da cidade, localizado na região Oeste da capital, também são alvo de questionamento da Comissão. A fim de acompanhar o detalhamento das obras – especificamente a instalação de equipamentos públicos, ecapeamento asfáltico, instalação de muros e construção de quadra esportiva –, Braulio Lara (Novo) solicita ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, detalhamento do cronograma das etapas previstas e em andamento e as medidas adotadas para garantir a qualidade e a segurança dos trabalhos.
Assista à reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional