Disponível em (https://cmbh.mg.gov.br)


Ponto de táxi em grandes eventos tem aprovação definitiva

Assunto: 
PLENÁRIO II
Lateral de táxi de Belo Horizonte
Foto: André Orandi/PBH

Sob aplausos entusiasmados de taxistas, foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 1002/2024, que determina a criação de espaço destinado a pontos de táxi em eventos para mais de 5 mil pessoas em Belo Horizonte. Assinada pelo presidente da Casa, Professor Juliano Lopes (Pode), a proposição obteve 37 votos “sim” e 1 abstenção. A votação ocorreu durante a primeira sessão do Plenário de outubro, realizada nesta quarta-feira (1º). Agora, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do Executivo. Também em pauta, o  PL 235/2025, de autoria de Helton Junior (PSD), obteve aprovação unânime, com 39 votos favoráveis. A proposta visa instituir a Política Municipal de Climatização Sustentável das Escolas Públicas, com a instalação de ar-condicionado nas salas de aula. O PL retorna para as comissões que o avaliaram inicialmente para apreciação de emenda, que amplia de 5 para 10 anos o prazo para a instalação da climatização. Para aprovação definitiva, precisará de 21 votos favoráveis (maioria dos vereadores). Confira aqui o resultado completo da reunião.

Para Professor Juliano Lopes, o acesso facilitado por meio de áreas específicas para o embarque e desembarque de táxis terá impacto positivo na mobilidade urbana, evitando congestionamentos e proporcionando uma melhor experiência para os participantes e para os próprios taxistas.

“Eu procuro ir a vários eventos na cidade e percebi que alguns não tinham um ponto específico para o motorista de táxi. Esse local é importante para que as pessoas tenham uma referência e que o taxista possa chegar, ocupar seu espaço de direito, e que esse espaço seja demarcado”, disse Juliano.

Antes da votação, Professor Juliano Lopes apresentou um requerimento – aprovado na sequência – para que fosse dada preferência na votação à proposição principal, ficando prejudicadas as emendas e a subemenda. A Emenda 1, de autoria do líder do governo, Bruno Miranda (PDT), estendia o direito de uso dos pontos de embarque e desembarque a transporte por aplicativos. Já a Subemenda de autoria da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços tratava da supressão do artigo 5º, que vincula a emissão de alvará de funcionamento dos estabelecimentos ao cumprimento das normas previstas. Fernanda Pereira Altoé (Novo) também apresentou uma Emenda suprimindo o mesmo conteúdo, porém, no projeto original, onde ele corresponde ao artigo 3º.

Ar-condicionado em escolas

Com 39 votos favoráveis, foi aprovado, em 1º turno, o PL 235/2025 que institui a Política Municipal de Climatização Sustentável das Escolas Públicas.  Diante de ondas de calor cada vez mais frequentes, o parlamentar defende que o conforto térmico “deixa de ser um luxo e se torna um direito fundamental”. A proposta, que recebeu apoio da Secretaria Municipal de Educação, prevê que prédios de escolas da rede municipal sejam adaptados para a instalação de aparelhos de climatização e de ar-condicionado nas salas de aula; nos espaços de convivência coletiva pedagógica, administrativa e de estudo; nos refeitórios; e nas cozinhas. 

“Tive minha vida profundamente alterada pelas oportunidades de educação e é por isso que dedico grande parte do meu tempo para que a educação pública do município fique cada dia melhor. Queremos que as salas de aula tenham a infraestrutura necessária para que as crianças e adolescentes possam realmente aprender”, afirmou Helton Junior.

O PL segue agora para avaliação de emenda nas Comissões de Legislação e Justiça; Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; e Administração Pública e Segurança Pública. A emenda apresentada pelo próprio autor amplia de 5 para 10 anos o prazo para a instalação dos equipamentos para climatização nas escolas. Para ser aprovado em 2º turno o projeto precisará de 21 votos favoráveis.

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
quarta-feira, 1 Outubro, 2025 - 18:45
Vídeo Relacionado: 
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Ar-condicionado em salas de aula da rede municipal tem aval de Comissão
Ponto de táxi em grandes eventos pode ser aprovado em definitivo na quarta (1º)
Plenário pode votar nesta terça (1º/4) PL sobre ponto de táxi em grandes eventos
Tópicos: 
Helton Junior
reunião plenária
Professor Juliano Lopes