Disponível em (https://cmbh.mg.gov.br)


Comissão constata problemas pontuais como falta de computadores em unidade no Barreiro

Assunto: 
EDUCAÇÃO INFANTIL
Vereador Irlan Melo, Ana Paula Souza (diretora da EMEI Lucas Monteiro Machado), Ricardo Costa (Coordenação de Atendimento Regional Barreiro), Mônica Freitas Mol de Andrade (apoio pedagógico da Regional Barreiro), e Ana Paula Ribeiro (assessora da Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania), em visita técnica da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporte, Lazer e Turismo à EMEI Lucas Monteiro Machado
Foto: Andréa Teixeira / CMBH

Inaugurada em 2014 e gerida por meio de parceria público-privada, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Lucas Monteiro Machado, na Vila Pinho (Vale do Jatobá), Região do Barreiro, foi vistoriada, na manhã desta quarta-feira (11/12), pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Atendendo cerca de 290 crianças de um a cinco anos e totalizando 40 professores, a unidade apresenta problemas pontuais, como necessidade de aquisição de computadores para a sala dos professores, de panelas de pressão para a cozinha e de cobertura da portaria de entrada. A Comissão encaminhará ofício à Secretaria Municipal de Educação, solicitando o atendimento das demandas apontadas.

Ao mostrar o funcionamento da escola, a diretora da Emei Lucas Monteiro Machado, Ana Paula Souza, informou sobre a expectativa de atender 400 crianças até 2020. Já as turmas de escola integral serão reduzidas de três para uma até o ano que vem. Ela destacou que hoje não há nenhuma criança em lista de espera e que serão recebidos, também, em 2020, alunos de seis anos de idade.

A escola é acessível, com 11 salas de aula, incluindo sala de descanso e multiuso, que funciona, quando preciso, no espaço da biblioteca.

Problemas apontados

A gestora relatou, na visita, que está sendo ajustado, junto à Guarda Civil Municipal, o horário de ronda, que não coincide com o horário de saída de alunos e professores. Foi solicitada, na oportunidade, uma cobertura para a portaria de entrada da escola e novos computadores para a sala dos professores, ressaltando que somente um equipamento é utilizado por 40 profissionais. Outra demanda apresentada foi a aquisição de panelas de pressão de 20 litros para a cozinha.

Encaminhamentos

Conforme observou o vereador Irlan Melo (PL), que requereu a visita, praticamente todas as Emeis apresentam os mesmos problemas, como necessidade de toldo na portaria de entrada, e ampliação do número de computadores. Ele salientou a qualidade do serviço prestado pela unidade, o que para ele deve-se, em boa parte, à parceria público-privada, possibilitando que a direção dedique-se exclusivamente a questões pedagógicas e não a questões administrativas.

De acordo com o parlamentar, será encaminhado pela Comissão ofício à Secretaria Municipal de Educação, a fim de cobrar o atendimento às demandas apresentadas.

Também participaram da visita Ricardo Costa, da Coordenação de Atendimento Regional Barreiro, Mônica Freitas Mol de Andrade, apoio pedagógico da Regional Barreiro, e Ana Paula Ribeiro, assessora da Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para vistoriar as condições estruturais, de higiene, atendimento e inclusão dos estudantes da Emei Lucas Monteiro Machado - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

Data publicação: 
quarta-feira, 11 Dezembro, 2019 - 15:30
Suprimir Assunto: 
0
Tópicos: 
Comissão de Educação Ciência Tecnologia Cultura Desporto Lazer e Turismo
Irlan Melo
Região do Barreiro