PL que prevê menos Km rodados pelos ônibus em 2025 enseja questionamentos

Publicada no Diário Oficial em 1º de outubro, a previsão da Prefeitura de BH para as viagens de ônibus coletivos em 2025 gerou um pedido de informação enviado pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços ao Executivo. Os parlamentares querem explicações sobre projeto que prevê a redução no número de quilômetros a serem percoridos pelos ônibus em 2025 em relação ao que foi previsto para o ano de 2024. Eles também perguntam os motivos para que o projeto de lei orçamentária preveja o aumento do custo do quilômetro rodado pelos veículos do transporte coletivo no município. Na reunião presidida por Braulio Lara (Novo) nesta quinta-feira, 24 de outubro, os parlamentares ainda agendaram uma audiência pública para debater a oferta de linhas de ônibus que atendem ao novo Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias. Também foram marcadas 12 visitas técnicas para avaliar a necessidade de melhorias no trânsito em diversos pontos da cidade. Confira o resultado completo da reunião.
Transporte público
No ano passado, BH registrou mais de 275 milhões de passageiros em viagens no transporte público convencional e sistema MOVE. Para atender a todo esse público, a capital conta com 347 linhas de ônibus da BHTrans. Na proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, a PBH previu que as linhas convencionais percorreriam 154,9 milhões de quilômetros, uma redução de 1,7 milhão em comparação com o número definido para a LOA de 2024. A redução também ocorreu para as linhas suplementares, de 13,7 milhões para 12,6 milhões de km, uma redução de 1,1 milhão.
O Requerimento de Comissão 2151/2024, assinado por Fernanda Pereira Altoé (Novo), também pergunta ao Executivo quais foram as despesas que elevaram o valor do serviço. Os custos, que estavam previstos em R$10,42/km e R$6,801/km para as linhas convencional e suplementar na LOA de 2024, aumentaram para R$11,339/km e R$7,783/km, respectivamente, na LOA de 2025.
Mobilidade para acessar serviços de saúde
A oferta de ônibus na capital também foi motivo para agendamento de uma audiência pública na CMBH. Previsto para acontecer em 7 de novembro, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, o encontro solicitado pelo Professor Juliano Lopes (Podemos) convida representantes do poder público para debater o trajeto das linhas de ônibus do Barreiro, perto do Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias. Atualmente, não há rota que faça o transporte de moradores dos bairros Teixeira Dias e Santa Helena para o local.
Novo viaduto na Cristiano Machado
Como parte da tarefa de fiscalizar as ações do Executivo, os parlamentares também agendaram uma visita técnica para verificar o andamento das obras do novo viaduto da Avenida Cristiano Machado, no cruzamento com a Avenida Sebastião de Brito, na região da Pampulha. A obra deverá resolver engarrafamentos no local ao deixar livre o fluxo de trânsito nas duas vias. A visita, solicitada por Marcela Trópia (Novo), será no dia 26 de novembro, às 10h.
Quebra-molas, semáforos e recapeamento
Outras 11 visitas técnicas também foram agendadas durante a reunião desta quinta-feira. Ao longo de outubro e novembro, os vereadores irão avaliar presencialmente uma série de locais onde há demanda de melhorias no trânsito. O objetivo é reunir informações para solicitar formalmente à Prefeitura as intervenções necessárias. Integrantes do poder público também são convidados para participar das ações.
As visitas serão na Rua Contagem, no bairro Santa Inês; na Avenida Sinfrônio Brochado, na região do Barreiro; na Rua Pedro Luiz de Lima, bairro Jardim Guanabara; na Rua João Dornas Filho, bairro Tupi; na Rua Pitt, bairro União; na Avenida Doutor Cristiano Guimarães, bairro Planalto; nas ruas Eudes Garcia e Álvaro Gonçalves Sobrinho, bairro Floramar; na Rodovia Camilo Teixeira da Costa, bairro Novo Aarão Reis; no cruzamento entre as ruas Belém e Leopoldo Gomes, bairro Pompéia; e nas ruas do bairro Campo Alegre.
Superintendência de Comunicação Institucional