Comissão visita casas atingidas pela cheia do Rio das Velhas no Bairro Beija Flor

Mais um local atingido pelas fortes chuvas que caíram em Belo Horizonte recebeu a visita técnica de uma comissão da Câmara de BH. Desta vez foram os moradores do Bairro Beija Flor, localizado na Região Nordeste da cidade, que puderam apresentar à Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, o drama vivido com a cheia do Rio das Velhas. Cerca de 40 pessoas relataram ao vereador Edmar Branco (Avante), que solicitou a visita, as dificuldades enfrentadas desde o dia 24 de janeiro, sobretudo em relação à falta de suporte da Prefeitura, que não teria atendido chamados e nem apresentado solução aos moradores. Eles questionam a possível abertura de comportas de uma barragem da Cemig, o depósito irregular de entulho às margens do Rio das Velhas em Sabará, a ausência da Defesa Civil no momento crítico e a denúncia de que a lama que chegou às casas tem rejeito de minério. “Quando poderemos dormir em paz e ter um pouco de dignidade?”. Esta foi a pergunta feita pela maioria dos presentes. Muitas casas localizadas às margens do Rio das Velhas ficaram totalmente destruídas.
A visita foi acompanhada por técnicos da Urbel, Sudecap e Secretaria de Obras, além do coordenador de Atendimento da Regional Nordeste, Marcelo Camargos. Segundo eles, a Prefeitura está trabalhando com todo o seu efetivo para minimizar os danos e está buscando formas de auxiliar os moradores na recuperação de suas casas. “A Sudecap está tentando mitigar os danos. Estamos trabalhando muito e fazendo o que podemos. Entendemos o sofrimento de todos, por isso estamos aqui”, afirmou Ricardo Luiz, gerente de Manutenção da Regional Nordeste da Sudecap. Segundo Marcelo Camargos, o trabalho terá que seguir algumas fases. “A Prefeitura ainda não tem respostas para questões ligadas à indenização. Ainda estamos na fase de levantamento e de atendimento que quem está no risco. A Sudecap começou a fazer algumas obras emergenciais. O ciclo de chuvas precisa acabar para termos uma resposta mais efetiva”, disse o coordenador.
Encaminhamento
Um relatório da visita será entregue à Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana e, segundo o vereador Edmar Branco, alguns pedidos de informação serão enviados. “Vamos formar uma comissão com cinco moradores para acompanhar os trabalhos. Vamos ainda solicitar dados de atendimento para a Defesa Civil e marcar uma reunião com a Prefeitura de BH. Enviaremos ofício para a Prefeitura de Sabará e para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente pedindo informações sobre o depósito irregular de entulho às margens do Rio das Velhas e solicitaremos à Cemig que nos informe sobre a suspeita dos moradores em relação à abertura de comportas de barragem sob sua posse”, explicou o vereador.
Superintendência de Comunicação Institucional