Relatório da primeira etapa do GT de Educação será apresentado na quinta

Na próxima quarta-feira (10/6), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo fará uma reunião com convidados, no Plenário Helvécio Arantes, às 13h, para apresentar relatório com os resultados e proposições da primeira etapa do estudo realizado pelo Grupo de Trabalho de Educação. Criado em fevereiro deste ano, o GT visa analisar, fiscalizar e avaliar a atuação da rede municipal de educação de Belo Horizonte em relação à implementação do protocolo de funcionamento das escolas do Município para o retorno às aulas presenciais. Desde o dia 26 de abril, a Prefeitura autorizou o retorno das aulas presenciais no ensino infantil. O pedido da reunião é da vereadora Macaé Evaristo (PT), que também assinou a criação do grupo, do qual é relatora.
Além dos membros do GT, participarão da reunião a representante da Associação de Mães (Ampare), Neuza Soares; o professor e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 Unaí Tupinambás; a trabalhadora da saúde Sorangela Maria de Souza; Ana Saraiva, representante do trabalho docente; e representantes do Sindicato dos trabalhadores em Educação da rede Pública municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH).
Durante a reunião serão apresentados os resultados da primeira parte do estudo sobre as escolas municipais. O relatório dessa etapa contém os resultados de questionários aplicados nessas escolas para verificar se elas estavam em condições de atender os protocolos estabelecidos.
Prevenção à covid nas escolas
Na justificativa sobre a criação do GT, a parlamentar explicou que o Município recebeu, em 2020, aproximadamente R$300 milhões da União para gastos com a prevenção à covid-19, mas não estaria transparente a forma de aplicação desses recursos, assim como dos recursos próprios para melhoria e adequação das escolas para o recomeço das aulas em 2021. O GT é responsável por analisar a concretização das ações e programas previstos nos orçamentos anuais de 2020 e 2021.
“Os vereadores, as mães, pais e alunos de Belo Horizonte desejam compreender melhor a situação da rede municipal de educação e as providências que têm sido tomadas tanto para a retomada das aulas quanto para viabilizar o acesso às aulas remotas”, finalizou.
Superintendência de Comunicação Institucional