Moradores do Bairro Belvedere reclamam de problemas gerados por eventos locais

Os excessos dos eventos realizados no Bairro Belvedere serão tema audiência pública realizada pela Comissão de Administração Pública na próxima quarta-feira (6/3), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Congestionamentos, estacionamentos em locais proibidos, barulho excessivo e falta de limite em relação ao horário dos eventos foram alguns dos problemas apontados pelos moradores da região. Solicitada por Roberto da Farmácia enquanto suplente de Professor Claudiney Dulim (Avante), a reunião será transmitida aqui no Portal da CMBH ou pelo Canal da Câmara no YouTube. Dúvidas, comentários e sugestões sobre o debate podem ser encaminhados por meio deste formulário até o final da reunião.
No texto do requerimento, Roberto da Farmácia afirma que a recorrência de eventos com grande número de pessoas e veículos no Belvedere tem gerado desconforto aos moradores locais. De acordo com ele, a região tem sido afetada negativamente pelo aumento de festas, shows e competições esportivas, que geram tumulto e barulho excessivo, perturbando a paz local. Roberto enumera fatores que prejudicam o bem-estar dos moradores do bairro, como eventos que duram até altas horas da noite e a falta de infraestrutura adequada para acomodar os veículos, o que provoca estacionamento em locais proibidos. Ele acrescenta que a degradação do espaço público e a preocupação com a segurança pública são outros efeitos indesejados.
Nesse contexto, Roberto da Farmácia conta que os moradores do bairro solicitam que autoridades competentes tomem medidas para regulamentar e controlar a realização de eventos na área. Entre as medidas solicitadas, ele cita a limitação do número de eventos permitidos por mês, a delimitação de horários de encerramento para eventos noturnos, o controle do volume de música e o reforço da fiscalização. “A comunidade está disposta a colaborar com as autoridades e com os organizadores dos eventos para encontrar soluções que respeitem os interesses dos envolvidos e preservem a paz e a qualidade de vida no Bairro Belvedere. A esperança é que medidas apropriadas sejam tomadas para restaurar a harmonia na comunidade”, conclui.
Os convidados sugeridos são representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Segurança e Prevenção, de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, de Política Urbana, da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTrans) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Também estão previstas as presenças de representantes do Jornal Belvedere, da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB) e da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB), comerciantes e empresários da região.
Superintendência de Comunicação Institucional