Disponível em (https://cmbh.mg.gov.br)


Entidades serão ouvidas sobre Linguagem Simples em informes públicos

Assunto: 
ORÇAMENTO E FINANÇAS
Mãos seguram documento
Foto: Cristina Medeiros/CMBH

A fim de determinar a aplicabilidade das emendas ao projeto de lei que institui a Política Municipal da Linguagem Simples e verificar o alinhamento das propostas com o planejamento orçamentário municipal, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas aprovou, na manhã desta sexta-feira (25/7), envio de pedido de informações direcionado a órgãos do Executivo, entidades ligadas à comunidade LGBTQIA+ e à Língua Portuguesa. As cinco emendas apresentadas buscam retirar a obrigatoriedade de obediência à norma-padrão em comunicações oficiais da administração pública e excluir a proibição do uso da linguagem neutra. Tramitando em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 871/2024, assinado por Irlan Melo (Republicanos) e outros 11 parlamentares, pretende tornar a comunicação pública mais transparente, clara e acessível ao cidadão comum, inclusive às pessoas com deficiência intelectual. Confira o resultado completo da reunião.

Linguagem simples

O PL propõe o uso de palavras conhecidas e frases curtas, na voz ativa e em ordem direta, em todas as comunicações oficiais do poder público. O texto também sugere o uso de listas, tabelas ou gráficos, quando for possível. Determina, ainda, a obediência ao Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) e às normas gramaticais padrão, proibindo também a utilização da linguagem neutra ou não-binária em documentos e eventos oficiais.

Além de Irlan Melo, assinam o PL 871/2024 Cláudio do Mundo Novo (PL), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Loíde Gonçalves (MDB), Professor Juliano Lopes (Pode), Wanderley Porto (PRD) e os ex-vereadores Ciro Pereira, Fernando Luiz, Gilson Guimarães, Henrique Braga e Jorge Santos.

Norma-padrão e linguagem neutra

O Substitutivo-emenda 1, assinado pelo Dr. Bruno Pedralva (PT), introduz entre os objetivos do projeto a promoção do uso da “linguagem inclusiva”. Também retira, dentre outros pontos, a obrigatoriedade de utilizar a flexão de gênero prescrita no Volp e na norma gramatical padrão, bem como a proibição do uso da linguagem neutra ou não-binária. No mesmo sentido, as emendas 2, 3 , 4 e 5, de Cida Falabella (Psol) e Iza Lourença (Psol), suprimem a proibição de linguagem neutra e excluem a referência do Volp.

Executivo e entidades devem se manifestar

Leonardo Ângelo (Cidadania), relator da matéria na comissão, quer que órgãos do Executivo e entidades se manifestem sobre a viabilidade das emendas. O pedido de informações é direcionado às Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social; à Academia Brasileira de Letras; e ao Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de MG (Cellos), entre outros.

Dentre as questões a serem respondidas, estão a avaliação da aplicabilidade das diretrizes que constam nas emendas, especialmente no que se refere à produção de materiais em linguagem simples e inclusiva, à capacitação dos comunicadores públicos e aos impactos orçamentários decorrentes das medidas propostas.

“As respostas servirão para aferir a compatibilidade da proposta com o planejamento orçamentário municipal e qualificar a análise sobre a viabilidade de implementação da política pública proposta”, ressalta o relator.

Tramitação

Os órgãos consultados têm o prazo de 30 dias para encaminhar suas manifestações após o envio do documento. O PL ainda aguarda parecer da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas. Depois que for encerrada a tramitação no colegiado, a proposta ficará apta para ser levada ao Plenário para votação definitiva. O quórum para aprovação é da maioria dos membros da Câmara, ou seja, 21 votos.

Superintendência de Comunicação Institucional

22ª Reunião Oordinária -  Comissão de Orçamento e Finanças Públicas

Data publicação: 
sexta-feira, 25 Julho, 2025 - 14:15
Vídeo Relacionado: 
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Linguagem simples em informativos do poder público avança em 2º turno
Projeto que proíbe linguagem neutra nas escolas foi vetado pelo prefeito
Projeto que proíbe linguagem neutra em escolas de BH é aprovado em definitivo
Tópicos: 
Cida Falabella
Comissão de Orçamento e Finanças Públicas
Dr. Bruno Pedralva
Iza Lourença
Leonardo Ângelo