Disponível em (https://cmbh.mg.gov.br)


Comissão debaterá movimentação de recursos da previdência de servidores

Assunto: 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
fachada da prefeitura de belo horizonte
Foto: Rodrigo Clemente/PBH/Flickr

A ampliação de aportes de recursos do BHPrev em Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) tem gerado preocupação nos sindicatos que representam os servidores municipais. Audiência pública para debater o assunto está marcada para esta quarta-feira (12/11), às 13h30. Solicitado por Dr. Bruno Pedralva (PT), Iza Lourença (Psol) e Wagner Ferreira (PV), o encontro será realizado pela Comissão de Administração Pública e Segurança Pública. Criado em 2011, o BHPrev é um fundo capitalizado cujo objetivo é constituir patrimônio suficiente para honrar a aposentadoria e a pensão dos servidores municipais. A audiência deve contar com a participação de gestores municipais e representantes dos principais sindicatos das categorias dos trabalhadores, e ocorrerá no Plenário Camil Caram. Interessados podem acompanhar a reunião presencialmente ou por meio de transmissão ao vivo no portal ou canal da Câmara no Youtube.

BHPrev

O BHPrev foi criado por meio da Lei 10.362/2011 e a gestão dos recursos é feita pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária, com fiscalização do Conselho Fiscal. Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de Belo Horizonte, em janeiro de 2023 o patrimônio do fundo previdenciário atingiu a quantia de R$ 2 bilhões, após pouco mais de 12 anos de acumulação. 

Assembleia deliberou ampliação

Os Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) são um investimento em renda variável constituído sob a forma de condomínio fechado, em que as cotas somente são resgatadas ao término de sua duração, ou quando é deliberado em assembleia de cotistas a sua liquidação. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede), uma reunião extraordinária do Conselho de Administração do BHPrev, no dia 26 de setembro, teria aprovado a ampliação dos aportes em FIPs ainda em 2025, sendo o voto decisivo dado pelo presidente do conselho, Bruno Passeli, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo o Sind-Rede, na assembleia, todos os representantes dos trabalhadores teriam votado contra a medida, apontando que a decisão dobra a participação dos FIPs na carteira do BHPrev, "contrariando o princípio de segurança e prudência que deve orientar a gestão da previdência pública".

Convidados

Entre os convidados para a audiência estão representantes da Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão; Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado; da Diretoria Central de Gestão de Contas Previdenciárias; e da Gerência de Contabilidade e Prestação de Contas do RPPS. Também devem comparecer representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindbel); da Associação dos Advogados Públicos do Município de BH (AAPBH); do Sindicato dos Médicos de MG (Sinmed)-MG; da Associação dos Agrimensores, Agrônomos, Arquitetos, Engenheiros, Geógrafos, Geólogos e Urbanistas da Prefeitura Municipal de BH (Aplena); do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede) e da Associação dos Procuradores da Prefeitura de BH.

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
terça-feira, 11 Novembro, 2025 - 11:30
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Servidores querem que dinheiro da venda de imóveis seja aplicado na previdência
Vereadores recebem de servidores proposta de reforma da previdência municipal
Vereadores pedem informação sobre déficit da previdência anunciado pela PBH
Comissão quer informações sobre o Regime de Previdência dos Servidores
Tópicos: 
Dr. Bruno Pedralva
Iza Lourença
Wagner Ferreira
Sugestão de pauta