CPI irá vistoriar condições de segurança da barragem da Mina do Engenho, em Rio Acima

As condições de segurança da barragem da Mina do Engenho, em Rio Acima, e o andamento das obras de recuperação previstas para a área serão vistoriados pela Comissão Parlamentar de Inquérito das Barragens, no dia 14 de maio, a partir das 9h. O requerimento para realização desta visita técnica é assinado pela vereadora Bella Gonçalves (Psol) e pelos vereadores Edmar Branco (Avante), Irlan Melo (PR), Pedrão do Depósito (PPS) e Wesley Autoescola (PRP).
Durante a visita técnica, os parlamentares irão cobrar esclarecimentos sobre o Termo de Convênio de Cooperação Técnica, firmado em novembro de 2017, que determina a elaboração de estudos, projetos e a execução de ações para a adequação das barragens de rejeitos do empreendimento minerário. Os vereadores também argumentam que a visita técnica se faz necessária tendo em vista os riscos associados ao possível rompimento de barragens no local e à possibilidade de comprometimento do abastecimento público de Belo Horizonte.
Estão convidados pela CPI para comparecer à visita técnica representantes da secretaria de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento; da secretaria de estado de Obras e Transportes Públicos; do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Polícia Militar de Minas Gerais; da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil; da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM); da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); da Gerência Regional de Minas Gerais da Agência Nacional de Mineração; da Prefeitura Municipal de Rio Acima; do Gabinete de Crise da Sociedade Civil; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Os convidados são partícipes do Termo de Convênio de Cooperação Técnica e deverão estar prontos a responder aos questionamentos dos parlamentares sobre o mesmo.
Superintendência de Comunicação Institucional