Disponível em (https://cmbh.mg.gov.br)


Reforma e construção de Academias da Cidade é tema de debate na quarta (17)

Assunto: 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
pessoas realizando atividade física
Foto: Alessandro Carvalho/PBH

A previsão de reforma e construção de novas Academias da Cidade em Belo Horizonte será discutida com gestores e conselheiros do setor nesta quarta-feira (17/9), às 13h, em audiência da Comissão de Saúde e Saneamento. Integrando a rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS-BH), as Academias da Cidade promovem a prática de atividade física e adoção de hábitos saudáveis pela população, oferecendo aulas coletivas gratuitas com profissionais capacitados, ações educativas e atividades de socialização. O encontro, requerido pelos membros titulares do colegiado, é aberto ao público, podendo ser acompanhado presencialmente, no Plenário Helvécio Arantes, ou de forma remota, pelo portal ou canal da CMBH no YouTube.

Melhora da saúde

As academias da cidade estão em funcionamento desde 2006, implantadas pela Secretaria Municipal da Saúde, com incentivo do Ministério da Saúde. Atualmente, são 83 unidades, com aproximadamente 15 mil usuários inscritos. Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte, os usuários são avaliados por um profissional de educação física para verificar as condições de saúde e, após o resultado, a pessoa é classificada e encaminhada para uma turma que respeitará o nível de condicionamento físico. As atividades oferecidas podem incluir ginástica, dança, jogos, esportes, lutas e caminhada orientada. Outros temas importantes no cuidado à saúde, como alimentação saudável e controle do tabagismo também são abordados em atividades de educação em saúde.

Com as práticas, ainda de acordo com a PBH, os participantes do programa podem se beneficiar de melhora da saúde, de maneira geral, com resultados ligados ao sistema cardiorrespiratório, redução de dores, flexibilidade, força, coordenação motora, equilíbrio e saúde emocional. 

Ampliação prevista

Das novas unidades previstas no Plano Municipal de Saúde 2022-2025, três foram implantadas em 2023, uma em 2024, e mais uma está prevista para 2025, segundo nota técnica produzida pela consultora legislativa de saúde pública Thamires Ferreira Lima, a pedido dos requerentes. A Programação Anual de Saúde de 2025 tem como meta a ampliação do número de usuários das academias da cidade para 19,8 mil. Thamires apurou ainda que no Painel do Orçamento Participativo, no site da PBH, estão relacionados nove empreendimentos de reforma, ampliação e/ou construção de espaços para abrigar novas academias da cidade, sendo um em fase de "análise de projeto" e oito em fase de “análise de viabilidade”.

Convidados

Para apresentar dados, informações, demandas e previsões, foram convidados os titulares e/ou representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Diretorias Regionais de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselhos Distritais de Saúde e gestores de todas as Academia da Cidade. 

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
segunda-feira, 15 Setembro, 2025 - 16:45
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Lideranças defendem ampliação da rede de Academias da Cidade em Belo Horizonte
Reformas e construções de novas Academias da Cidade em debate
Tópicos: 
Comissão de Saúde e Saneamento
Dr. Bruno Pedralva
Helinho da Farmácia
José Ferreira
Sugestão de pauta
Maninho Felix
Neném da Farmácia