Comissão de Saúde faz prestação de contas das atividades desenvolvidas em 2025
A Comissão de Saúde e Saneamento realiza nesta quarta-feira (17/12), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública destinada à prestação de contas das atividades desenvolvidas ao longo de 2025. A reunião é a última da comissão neste ano e ocorre por iniciativa dos integrantes do colegiado. A audiência tem como objetivo apresentar à população o conjunto de ações, debates e encaminhamentos realizados pela comissão, responsável por temas diretamente relacionados ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. O encontro é aberto ao público e pode ser acompanhado de forma presencial ou remota, pelo portal ou canal da Câmara no YouTube.
Mais de 400 visitas
De acordo com o presidente da comissão, José Ferreira (Pode), a Comissão promoveu 410 visitas técnicas em todas as regiões da cidade ao longo de 2025, incluindo os 153 centros de saúde de Belo Horizonte, além da realização de 40 audiências públicas e três seminários. No período, mais de 80 projetos de lei também foram analisados e receberam pareceres do colegiado. Além de Ferreira, integram a Comissão de Saúde e Saneamento como membros efetivos os vereadores Maninho Félix (PSD); Dr. Bruno Pedralva (PT); Helinho da Farmácia (PSD) e Neném da Farmácia (Mobiliza).
“Sabemos do nosso dever e compromisso de prestar contas para a sociedade do trabalho realizado, bem como os resultados obtidos em 2025”, destaca José Ferreira.
Apoio à tomada de decisão
Ainda de acordo com o presidente da comissão, as visitas técnicas realizadas identificaram problemas estruturais e operacionais que impactam as condições de trabalho dos profissionais da saúde e o atendimento à população. Os relatórios dessas inspeções, segundo José Ferreira, resultaram no envio de centenas de ofícios às Secretarias Municipais de Governo e de Saúde, solicitando providências. “Segundo a própria Secretaria de Saúde, os documentos encaminhados pela comissão têm contribuído para a tomada de decisões, pois servem de subsídios para a realização de melhorias das condições de trabalho e melhor atendimento para os usuários. Melhorias foram constatadas; no entanto, ainda há muito o que fazer”, afirmou José Ferreira.
Confira aqui as últimas notícias relacionadas a Comissão de Saúde.
Superintendência de Comunicação Institucional