Comissão cobra medidas de limpeza na área do antigo Aeroporto Carlos Prates
Mato alto, lixo e entulho acumulados na área do antigo Aeroporto Carlos Prates geram risco e têm motivado reclamações de moradores da região. Para cobrar da Prefeitura de Belo Horizonte medidas de limpeza e conservação da área, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou nesta segunda-feira (3/11) pedido de informação de autoria do vereador Braulio Lara (Novo). O requerimento é direcionado ao secretário municipal de Governo, Guilherme Catunda Daltro. Nele, o parlamentar pergunta se existe cronograma definido para corte de mato, poda e remoção de lixo ou entulho; como será feito o controle de animais peçonhentos e outros riscos à saúde da população do entorno; e se há projetos de utilização futura da área que possam impactar na segurança, manutenção ou uso pelo público. Também quer saber quais órgãos ou entidades são responsáveis pela fiscalização e manutenção do espaço atualmente. Confira o resultado completo da reunião.
PPAG 2026–2029
A prefeitura incluiu a implantação do novo bairro na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, região Noroeste da capital mineira, como uma das metas do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2026–2029). O PPAG é responsável por definir o planejamento estratégico de médio prazo em BH e contém ações, diretrizes e objetivos para um período de quatro anos. A apresentação do plano foi feita em 14 de outubro, durante a exposição do PPAG e da Proposta de Lei do Orçamento Anual (PLOA) 2026, na Comissão de Orçamento e Finanças da CMBH.
O projeto elaborado pela PBH estabelece a construção de cerca de 4 mil moradias populares – parte delas financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida e a outra parte entregue ao investimento privado. Além disso, prevê a construção de escolas, um centro de saúde, um centro esportivo, um restaurante popular e um parque ecológico.
Superintendência de Comunicação Institucional
