Posto de Identificação

Versão para impressãoVersão para impressãoPDF versionPDF version

ATENÇÃO! Como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus, estão suspensos por prazo indeterminado os serviços do Posto de Identificação no Núcleo de Cidadania.

De acordo com orientação da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, os cidadãos que fizeram a carteira de identidade no Posto de Identificação do Núcleo de Cidadania devem enviar e-mail para postocmcovid19@gmail.com solicitando agendamento para retirar o documento. Atenção para o endereço do local de entrega.

O Posto de Identificação, instalado no Núcleo de Cidadania, é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Governo de Minas Gerais, por meio da Polícia Civil (PCMG) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A unidade oferece os seguintes serviços:

  • emissão de Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias);
  • emissão de Atestado de Antecedentes (consulta ao registro de antecedente criminal).

Esses serviços não são agendados previamente. O atendimento é feito por ordem de chegada. 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira

8h às 17h - Emissão das Carteiras de Identidade
8h às 17h - Entrega das Carteiras de Identidade

Localização:
Acesso pela Portaria 3 (estacionamento) da Câmara Municipal de BH.
Avenida Churchill, Bairro Santa Efigênia, próxima ao Hospital Mário Pena. Como chegar (mapa).

Dúvidas, sugestões, reclamações:
Telefone: (31) 3555-1299 / 1234
E-mail: postocamaramg@gmail.com

Carteira de Identidade

Para solicitar a emissão da Carteira de Identidade, o cidadão deve reunir a documentação necessária e dirigir-se ao Posto de Identificação. Não é necessário agendamento. Confira os documentos, valores e procedimentos especiais para estrangeiro ou menor de idade:

Emissão da Carteira de Identidade - 1ª via - GRATUITA
Emissão da Carteira de Identidade - 2ª via – R$ 74,23

Pagamento da 2ª via: a guia para pagamento da 2ª via da Carteira de Identidade é fornecida no Posto de Identificação e pode ser paga nas agências dos Correios, Lotéricas e bancos credenciados (Banco do Brasil, Mercantil, Bradesco e Itaú).
Para adiantar seu atendimento, o interessado pode também acessar, previamente, a guia de pagamento no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Documento de Arrecadação - Receitas Polícia Civil), imprimi-la e pagá-la nos bancos indicados.
Prazo de entrega: cinco dias úteis.

Atestado de Antecedentes

Para solicitar, pessoalmente, a emissão do Atestado de Antecedentes, o cidadão deve reunir a documentação necessária e dirigir-se ao Posto de Identificação. Não é necessário agendamento. O Atestado de Antecedentes pode também ser emitido pela internet (clique aqui).

Documentação necessária: Carteira de Identidade ou de Habilitação
Valor: gratuito
Prazo de entrega: no momento do pedido