COMISSÃO

Audiência pública discute futuro da Feira Mix

segunda-feira, 10 Março, 2008 - 21:00

Audiência pública: Feira Mix A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal discutiu em reunião extraordinária, realizada hoje, 11 de março, no plenário Helvécio Arantes, a desapropriação do lote onde funciona a Feira Mix (avenida Amazonas, 530), o fechamento da feira e o destino dos comerciantes e funcionários.
A reunião foi solicitada pelo vereador Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (PCdoB), vice-presidente da comissão. “Queremos ajudar a reverter o quadro atual vivido pelos comerciantes que perderam suas lojas e não têm para onde ir”, disse o parlamentar.

Segundo a presidente da Associação de Comerciantes da Feira Mix, Maria Aparecida Martins, 200 expositores foram despejados na semana passada “de forma arbitrária” pelo Instituto de Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). “Nossas lojas foram lacradas e nem as mercadorias a gente pode retirar. Não nos apresentaram alternativa”. Quem conseguiu retirar algum produto, de acordo com Maria Martins, ficou sem ter para onde ir nem onde guardar o material.

Empregos

O Secretário Municipal Centro-Sul, Fernando Cabral, e a coordenadora do Procon Municipal, Stael Rianni, foram convidados para a audiência. Eles foram representados pelo procurador-geral do município, Jaime Henrique Souza. Os comerciantes disseram que trabalham nas lojas da avenida Amazonas há mais de dez anos e que respondem por cerca de dois mil empregos diretos.

Maria Martins disse que a direção do Shopping Popular Xavante ofereceu 60 boxes, com aluguel mensal de R$ 1.700,00 cada um. Os comerciantes recusaram a oferta.

O vereador Paulão sugeriu a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa. “Como o proprietário do prédio é o IPSEMG, um órgão da administração estadual, vou solicitar ao deputado Carlim Moura, companheiro do PCdoB, para encaminhar o pedido”.

Informações no gabinete do vereador Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (3555-1192/1193).