COMISSÃO

Guardadores e lavadores de carro querem regularizar a profissão

A comissão de Administração Pública realizou na segunda-feira, 31 de março, uma audiência pública para analisar as reivindicações dos guardadores e lavadores de veículos que atuam no hipercentro.
segunda-feira, 7 Abril, 2008 - 21:00
A comissão de Administração Pública realizou na segunda-feira, 31 de março, uma audiência pública para analisar as reivindicações dos guardadores e lavadores de veículos que atuam no hipercentro.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Lavadores, Guardadores e Manobristas de Carros (Sintralac), Martim dos Santos, afirmou que ainda há muito por fazer pela classe. O coordenador do Programa Lavadores e Guardadores de Carros da Regional Centro-Sul, Uesirley Soares da Silva da Silva, disse que é fundamental a exigência de ficha criminal limpa e de residência fixa para o cadastro no programa. “Para que o indivíduo trabalhe é necessário sabermos quem ele é”, lembrou.

Ações
Segundo o secretário de Administração Regional Centro-Sul, Fernando Cabral, é necessária a regulamentação do espaço público, como forma de garantir a qualidade de vida na cidade. Afirmou, também, que o objetivo do faixa azul é democratizar o uso das vagas no estacionamento, e que serão coibidas atidudes que visem burlar as regras do sistema.

“Eu me sinto seguro quando vou a algum lugar e sou abordado por um guardador de carros uniformizado. Mas não podemos deixar que pessoas em situação irregular deturpem o trabalho de quem está legalizado”, ressaltou.

O gerente regional de Assistência Social Centro-Sul, Hércules Marques de Sá, expôs o histórico dos credenciados da regional. Lembrou a importância do uso de uniforme como forma de diferenciar os trabalhadores profissionais dos ilegais. “O programa começou por iniciativa do sindicato e a Prefeitura não cobra nenhuma taxa para o credenciamento”, afirmou.

A reunião também contou com a participação do ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Robson Itamar da Silva; do gerente de Ações Sociais da Regional Centro-Sul, José Aparecido de Souza Viana; da especialista em Políticas Públicas do Estado de Minais Gerais, Maria Elisa Brás; da secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Maria Coeli Simões Pires; e representantes da categoria.

Informações nos gabinetes dos vereadores: Hugo Thomé (3555-1128/1211); e Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (3555-1192/1193).