Vereadores participam da III Conferência Municipal da Pessoa Idosa
Com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações em defesa da pessoa idosa, Belo Horizonte promove, até amanhã (20/07), a III Conferência Municipal da Pessoa Idosa.

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações em defesa da pessoa idosa, Belo Horizonte promove, até amanhã (20/07), a III Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, o evento definirá as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual da Pessoa Idosa, além de eleger os delegados que irão representar Belo Horizonte.
A Câmara Municipal esteve presente, confirmando o seu compromisso em prol dos direitos dos idosos. A vereadora Silvia Helena (PPS), representante da CMBH no Conselho Municipal do Idoso, ressalta que os vereadores estão empenhados em garantir políticas públicas efetivas para o segmento.
“A Câmara tem um grande compromisso em garantir os direitos, propondo e fiscalizando as políticas públicas para os idosos. Recentemente reinstalamos a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos, um importante instrumento para a garantia de direitos”, destaca.
Para o vereador Leonardo Mattos (PV), o envelhecimento da população mostra a importância das políticas públicas para o setor. “A criação de ações específicas para a população idosa é essencial para a criação de uma sociedade mais democrática e inclusiva”, afirma o vereador.
Belo Horizonte já realizou duas Conferências Municipais de Direitos da Pessoa Idosa. A primeira teve como tema “Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi” e a segunda tinha como tema “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios”.
Estiveram presentes na conferência os vereadores Geraldo Félix (PMDB); Neusinha Santos (PT); e Ronaldo Gontijo (PPS). Também compareceram o Prefeito Marcio Lacerda; o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas; o secretário adjunto de Direitos de Cidadania, José Wilson Ricardo; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sandra Mendonça; o representante da Delegacia do Idoso, Lúcio Salomão Bruk; o Defensor Público de Minas Gerais, Estevão Machado Carvalho; a promotora de Justiça, Ana Paula Mendes; grupos de convivência; e entidades dedicadas ao atendimento à terceira idade.
Frente Parlamentar
Com o objetivo de fortalecer a luta pelo cumprimento das políticas públicas e programas em defesa dos direitos dos maiores de 60 anos, a Câmara relançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos. Contando com o apoio dos 41 parlamentares, a Frente contribui para mobilizar os parlamentares em favor de ações e projetos de lei voltados para os idosos.
De iniciativa de Silvia Helena, a Frente terá como atribuições a realização de visitas às entidades privadas ou públicas que acolham idosos e ofereçam a eles recursos que possibilitam uma vida mais saudável e ativa.