NÚCLEO DE CIDADANIA

Legislativo firma convênio com TRE para ampliar cadastro biométrico de eleitores

Parceria foi assinada em reunião entre os presidentes dos órgãos nesta tarde. Posto do TRE vai funcionar no Núcleo de Cidadania da CMBH

quinta-feira, 7 Março, 2024 - 15:00

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte firmou um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), na tarde desta quinta-feira (7/3), para ampliar o número de eleitores com biometria cadastrada na cidade. A parceria foi assinada após reunião entre o presidente da CMBH, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (sem partido), e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), o desembargador Octávio Boccalini. Até agora, segundo o Tribunal, cerca de 800 mil dos 3 milhões de eleitores em Belo Horizonte ainda não têm a biometria cadastrada. Um posto do TRE será montado no Núcleo de Cidadania do Legislativo de BH, facilitando o acesso da população ao serviço. 

“Cadastrar a biometria é importante porque objetiva uma eleição com mais rapidez, celeridade e segurança a todos os cidadãos e a todos os candidatos”, disse o desembargador. 

A ideia, segundo Gabriel, é que um posto no Núcleo da Cidadania, que fica na entrada da CMBH pela Avenida Churchill, atenda aos eleitores não só de Belo Horizonte, como também de outras cidades que procurarem o serviço. Postos volantes também serão espalhados pelas regionais da cidade.

“Somos parceiros em muitas atividades que fortalecem a democracia em Belo Horizonte. E este, em especial, vem ao encontro do que a gente acredita ser fundamental: desmistificar o processo eleitoral, combater todas as fake news, que tentam criar histórias fantasiosas sobre as urnas, que são seguras. E, pra a gente tornar o processo eleitoral ainda mais confiável, o que precisamos fazer é ampliar o número de eleitores que têm a biometria cadastrada”, afirmou o chefe do Legislativo.

Superintendência de Comunicação Institucional