GRANDE COLAR

Câmara homenageia personalidades

Câmara homenageia celebridades “A Casa tem como tradição homenagear personalidades do nosso País. Nos anos anteriores foram o advogado Raimundo Cândido e o arquiteto Oscar Niemeyer. Este ano, estaremos homenageando o escritor João Guimarães Rosa, no seu centenário de nascimento.”

quarta-feira, 20 Agosto, 2008 - 21:00

Câmara homenageia celebridades “A Casa tem como tradição homenagear personalidades do nosso País. Nos anos anteriores foram o advogado Raimundo Cândido e o arquiteto Oscar Niemeyer. Este ano, estaremos homenageando o escritor João Guimarães Rosa, no seu centenário de nascimento.”

A declaração é do vereador Totó Teixeira (PR), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, ao comentar a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal ‘Escritor João Guimarães Rosa’.

A homenagem acontece nesta terça-feira (26 de agosto), a partir de 15 horas, no Plenário Amynthas de Barros. O patrono é o escritor João Guimarães Rosa, mineiro de Cordisburgo, onde nasceu em 27 de junho de 1908. Ele faleceu em 19 de novembro de 1967.

Serão agraciadas 61 personalidades brasileiras, entre militares, juristas, empresários, políticos, sindicalistas, religiosos, artistas, jornalistas e instituições diversas.

Homenageados

Entre os militares, estão o comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto; o comandante da 4ª Região Militar do Exército, general-de-divisão José Mário Facioli; o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta; e o coronel Ricardo Luís Morais Antunes, chefe do Estado-Maior da 4ª Região Militar do Exército.

Outros destaques são: a ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; o deputado federal Mário Heringer; os deputados estaduais Jayro Lessa e Célio Moreira; o procurador-geral de Justiça Adjunto Jurídico, Alceu José Torres Marques; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; o diretor-presidente da V&V do Brasil, Flávio Roberto Silva de Azevedo; os empresários Levi Nogueira, Modesto Araújo, Eduardo Gribel, Gustavo Santana de Vasconcellos Moreira, Maurício Ludgero Siqueira, Valentino Rizzioli, Virgílio Martins de Abreu Filho, Antônio Eduardo Baggio, Sérgio Cavalieri, Ricardo Antônio Vicintin, Antônio Claret de Oliveira e Domingos Sálvio Teixeira; o presidente do Sindicato das Empresas Lotéricas, Comissionários e Consignatários do Estado de Minas Gerais, Marcelo Gomes Araújo.

Também vão receber o Grande Colar a pastora Selma Ângela de Morais Ribeiro Cantagalli, ministra da Igreja do Evangelho Quadrangular; o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal, Afonso Ligório de Barros Cotta; o ambientalista Franklin Oliveira; os médicos Neylor Lasmar, Thadeu Rezende Provenza e José Antônio de Paula Lima; o Grão Mestre-Presidente da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Antônio José dos Santos; o Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais, Eduardo Teixeira de Rezende; o padre Joel Roberto Alvim Carreia Júnior, pároco da Igreja de São Sebastião e São Vicente.

Na relação, estão os ex-presidentes da Câmara Municipal, César Masci, Sérgio Ferrara (falecido recentemente), Betinho Duarte e Silvinho Rezende; o ex-vereador Roberto Salles Barbosa, também falecido; o jornalista Rubem Ur Rocha; o procurador Guilherme Nunes de Avelar Neto; o cirurgião plástico Teófilo Braz Taranto Goulart; o capitão PM Flávio Antônio Silva Augusto; a superintendente de Limpeza Urbana (SLU), Sinara Inácio Meireles Chenna; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Robledo Pinto Coimbra; o padre Mário Pozzoli, presidente da Associação Projeto Providência; a atriz Wilma Henriques; o pastor Otávio Fernandes de Souza, da Igreja Batista Getsêmani; o juiz Herbert José Almeida Carneiro, 2º vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

E ainda: Armando Carmo Couri, vice-presidente  da Fundação Libanesa de Minas Gerais; Márcio Lobato Rodrigues, delegado do Detran-MG; Ildete Ferreira de Sousa, diretora da Escola Estadual  Coronel Vicente Torres Júnior; Oswaldo Lino Pimentel Filho, presidente do Núcleo Vida; o jurista Sacha Calmon; o engenheiro Pedro Carlos Garcia Costa; e Edson Moreira da Silva, chefe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa..

As instituições homenageadas são o Colégio Sacré-Coeur de Marie; a Abigraf-MG (Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional de Minas Gerais); o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (MG); e a Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).