
O segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Alexandre Gomes (PSB), recebeu ontem, 24 de novembro, a Medalha do Mérito Legislativo (Grau Mérito), entregue pela Assembléia Legislativa de Minas de Gerais (ALMG). O evento ocorreu na noite de segunda-feira, no Palácio das Artes.
O mesmo prêmio foi entregue no ano passado ao presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira, que não pôde comparecer ao evento este ano.
Ao todo, foram homenageadas 215 personalidades e estiveram presentes mais de mil convidados. O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), prestou uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor mineiro Guimarães Rosa. Definindo a maneira mineira de fazer política, ele citou um trecho da obra “Grande Sertão: Veredas”.
"A inovação provocada pela mudança é que torna mais eficaz a política, quebrando a estreiteza e a rigidez dos conceitos e dos usos tradicionais. É assim que legislar torna-se a capacidade de resolver as transformações históricas, fazendo com que a atividade parlamentar seja cada vez mais interativa com a sociedade civil nas formas do exercício da responsabilidade e das modalidades de deliberação", disse.
Compuseram a mesa, o vice-governador Antônio Anastasia (PSDB); o senador Wellington Salgado (PMDB); o deputado federal Custódio Mattos (PSDB); o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o presidente da Assembléia paulista, deputado José Carlos Vaz de Lima (PSDB); o procurador Paulo Roberto Cançado; o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro; o acadêmico Murilo Badaró; os deputados da Mesa Diretora, do Conselho da Medalha.
Participaram também as lideranças partidárias: Dinis Pinheiro (PSDB), Doutor Viana (DEM), José Henrique (PMDB), Roberto Carvalho (PT), Mauri Torres (PSDB), Antônio Júlio (PMDB), Domingos Sávio (PSDB), Paulo Guedes (PT), Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Agostinho Patrus Filho (PV), Gilberto Abramo (PMDB), Jayro Lessa (DEM), Sebastião Helvécio (PDT) e Gil Pereira (PP).
Honraria
Concedido pela primeira vez em abril de 1982, o prêmio visa homenagear personalidades que tiveram destaque pelas realizações e méritos durante o ano todo. Divide-se nas categorias Grande Mérito, Mérito Especial e Grau Mérito.
Receberam a medalha no grau Grande Mérito: o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado José Carlos Vaz de Lima; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador José Tarcísio de Almeida Melo; o senador Wellington Salgado; o presidente da mineradora AngloGold Ashanti, Hélcio Roberto Martins Guerra; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro (PP); os deputados federais Virgílio Guimarães (PT) e Custódio Mattos (eleito recentemente prefeito de Juiz de Fora ); o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Gilvan de Almeida Sá; o comandante da 4ª Região Militar, general José Mário Facioli; o técnico de vôlei do Minas Tênis Clube, José Francisco Filho; e a Academia Mineira de Letras, por seu presidente, Murilo Badaró.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).