ESCOLA INTEGRADA

Câmara abre as portas para as crianças da Escola Integrada

Câmara abre as portas para as A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) recebeu no dia 13 às 9 horas, a visita dos alunos de 10 a 15 anos que integram o projeto Escola Integrada da Escola Municipal Santa Terezinha. A iniciativa foi do vereador Divino Pereira (PMN) por solicitação dos próprios alunos.

terça-feira, 12 Maio, 2009 - 21:00
Câmara abre as portas para as A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) recebeu no dia 13 às 9 horas, a visita dos alunos de 10 a 15 anos que integram o projeto Escola Integrada da Escola Municipal Santa Terezinha. A iniciativa foi do vereador Divino Pereira (PMN) por solicitação dos próprios alunos.

O parlamentar é diretor do Projeto Social Vem Viver, que existe há mais de 10 anos. O projeto pertence à Igreja Comunidade Evangélica Nova Vida do bairro Santa Terezinha, que cedeu salas para o funcionamento da Escola Integrada. Outra visita acontece na sexta feira, dia 15, a partir das 13 horas, com os alunos de 6 a 12 anos.

A coordenadora do Escola Integrada, Cláudia Maria Colina Martins Santos, explica que os alunos estão realizando uma pesquisa sobre a função da Casa e dos vereadores. “É importante conhecer esse espaço que pertence ao povo e possibilitar que os alunos conheçam as funções aqui desenvolvidas, e a história da casa, uma vez que eles são os futuros eleitores”, diz.

O vereador Divino Pereira (PMN) destacou a importância de trazer crianças à Câmara, uma iniciativa que vem se repetindo durante seu mandado. “A minha intenção é sempre trazer crianças para conhecer a Casa, para que elas se conscientizem e queiram construir um mundo melhor. Muitas vezes, nós pais somos responsáveis pelo desinteresse das crianças em relação à política do nosso país. Por isso é necessário resgatarmos esse interesse, para que elas aprendam a votar e saibam da responsabilidade de escolher seus representantes”, justifica o vereador.

Cidadania e Paz

Trabalhos de conscientização da população vem sendo desenvolvidos pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.  O projeto Cidadania e Paz permite que alunos das escolas da cidade tomem conhecimento do exercício dos vereadores e dos trabalhos desenvolvidos na casa legislativa. Coordenado pelo Cerimonial do Legislativo, o projeto também visa apresentar a Câmara aos alunos da Escola Integrada, por meio da servidora Jaqueline Andrade.

Câmara Mirim

Projetos como Câmara Mirim também incentivam a participação das crianças no exercício político do cidadão. Coordenado pela Escola do Legislativo, o Câmara Mirim, permite que estudantes da rede pública se posicionem como verdadeiros vereadores e simulem audiências públicas e plenárias, e que ainda proponham projetos de leis, que podem  até mesmo se transformar em leis. O coordenador de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Sulavan Fornazier.

Após a palestra de apresentação feita pelo vereador Divino Pereira, Fornezier  ministrou uma palestra para os estudantes  da Escola Integrada, a respeito do funcionamento e estrutura da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

“Achei a visita muito boa, muito interessante. Achei maior legal conhecer o estúdio da TV. Lá tinha altas coisas maneiras”, concluiu o aluno Thiago Henrique dos Santos, de 14 anos.

Informações na Escola do Legislativo (3555-1255) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).