SEMINÁRIO

Qualidade da assistência do SUS/BH é discutida na CMBH

Qualidade da assistência do SUS/BH é discutida na CMBH Cerca de 70 gestores acompanharam o seminário “Qualidade da Assistência: desafio da atenção primária no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte da Gerência da Regional de Saúde Leste (SUS/BH)”, voltado a  profissionais de saúde que atuam na Regional Leste.
quinta-feira, 2 Julho, 2009 - 21:00
Qualidade da assistência do SUS/BH é discutida na CMBH Cerca de 70 gestores acompanharam o seminário “Qualidade da Assistência: desafio da atenção primária no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte da Gerência da Regional de Saúde Leste (SUS/BH)”, voltado a  profissionais de saúde que atuam na Regional Leste. O evento promovido pelo Distrito Sanitário Leste ocorreu no dia 30 de junho na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Segundo a referência técnica de Introdução ao Ensino e Serviço de Saúde da Gestão do Trabalho, Simone de Fátima Gonçalves, a reunião teve objetivo de rever o funcionamento da organização.
 
“O seminário tratou dos principais temas e questões que se colocam para melhorar a qualidade da assistência com o desafio do atendimento do SUS-BH da Regional Leste. Com isso pretendemos elaborar uma nova linha de conduta para a entidade”, afirmou.

Os gerentes do Distrito Sanitário Leste defrontaram os principais temas e apresentaram propostas para um planejamento da Regional Leste. Dentre os assuntos discutidos estiveram: O Acolhimento e Organização da Demanda; A Vigilância à Saúde e Priorização de Ações; Intersetorialidade; Gestão Descentralizada e Abordagem de Conflitos.

A expositora do seminário, a psicóloga Regina Lacerda, esposa do prefeito Marcio Lacerda, abordou o tema “Motivação no Trabalho”. Regina, que trabalha há 25 anos com RH, explicou que motivação significa “movimento em direção a alguma coisa” e está ligada ao incentivo.
 
De acordo com ela, a motivação independe de fatores externos, justamente por ser o significado que cada pessoa atribui a cada dia de sua vida. “A felicidade e a motivação andam juntas, pois são escolhas interiores e estão de acordo com a realidade e extraem dela as alegrias possíveis”, disse a palestrante. A psicóloga disse ainda que o medo da mudança e a ausência de significado paralisam a vida do indivíduo.

Durante o evento foi apresentado o filme  “Histórias das Políticas Públicas de Saúde no Brasil” para que os gerentes compreendessem melhor o contexto em que o SUS-BH GERSAL se encontra, e conhecerem um pouco sobre a história da saúde do Brasil e seus momentos críticos.

Estiveram presentes ao seminário o secretário de Administração Regional Municipal Leste, Píer Giorgio Senesi Filho; e a gerente distrital de Saúde Leste, Synara Barbosa Batista, além dos facilitadores Carla Anita de Oliveira Sponton que é gerente distrital de Atenção à Saúde Leste e Simone Gonçalves. Também contribuíram para realização do evento as expositoras Maria Luiza Tostes Fernandes que é gerente da GEAS e a psicóloga Regina Lacerda, esposa do Prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).