Lei autoriza o credenciamento de agentes ambientais voluntários
Interessados vão auxiliar a prefeitura na educação ambiental
Agentes voluntários poderão contribuir com ações de educação ambiental como caminhadas ecológicas
As ações desenvolvidas em Belo Horizonte para preservação dos recursos naturais da cidade contarão com o reforço de agentes ambientais voluntários. A Lei 10.276/11, publicada no Diário Oficial do Município do dia 27 de setembro, autoriza a Prefeitura a credenciar pessoas interessadas em participar de projetos de conscientização e educação ambiental. A lei é originária do Projeto de Lei 1179/11, do vereador Reinaldo “Preto Sacolão” (PMDB).
De acordo com o texto, podem se tornar agentes ambientais voluntários pessoas acima de 18 anos que tenham conhecimentos sobre a área e que possam contribuir com as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A idéia, segundo o autor da proposição, é estimular o maior numero possível de pessoas a aderirem a causas ambientais e disseminar nas comunidades informações sobre práticas que minimizem os danos ao meio ambiente.
“Os agentes são multiplicadores, parceiros do poder público, pois repassam conhecimento e contribuem para a conscientização da população”, afirma o vereador.
A prefeitura tem 120 dias para regulamentar a lei.
Superintendência de Comunicação Institucional