Participantes do Parlamento Jovem votam propostas na plenária municipal
As mais votadas serão levadas à etapa regional. Um dos dois candidatos eleitos na reunião vai representar BH na etapa estadual

Foto: Cristina Medeiros/CMBH
Alunos do ensino médio e adolescentes trabalhadores que participam da edição 2025 do Parlamento Jovem (PJ) se reuniram no Plenário da Câmara de BH na tarde desta quinta-feira (26/6) para discutir e votar as propostas sobre o tema “Juventude e Direitos Culturais”, elaboradas por eles com o apoio de servidores do Legislativo. As duas mais votadas de cada um dos três subtemas serão levadas à etapa regional, onde serão apreciadas por estudantes de outros 13 municípios mineiros. Na mesma reunião, foram eleitos os dois colegas que coordenarão o grupo no Polo Regional e disputarão o cargo de representante de Belo Horizonte na etapa estadual. Os jovens parlamentares escolheram ainda o tema que será sugerido para a próxima edição (2026): "Impacto das novas tecnologias na juventude".
Depois de defender as respectivas candidaturas, os aspirantes a representantes do grupo foram escalados para conduzir a apreciação das propostas, dividida em três subtemas - ‘A Juventude e a Cultura como Direito’, ‘A organização das Políticas Culturais e a Participação Social’ e ‘Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania’.
Antes da votação, as propostas foram lidas pela Mesa e discutidas pelos estudantes, que se manifestaram sobre as medidas. Após a contagem dos votos, foram anunciadas as duas mais votadas de cada subtema, que vão compor o documento-base da etapa regional ao lado das propostas selecionadas nos outros municípios participantes. Este ano, a capital mineira compõe o Polo Central da etapa regional, juntamente com Confins, Corinto, Curvelo, Lagoa Santa, Ouro Branco, Pedro Leopoldo, Rio Acima, Sabará, São José da Lapa e Vespasiano.
No subtema ‘A Juventude e a Cultura como Direito’, as duas mais votadas buscam democratizar o acesso dos jovens à cultura, incentivar e facilitar sua participação em atividades e eventos culturais. A primeira propõe gratuidade de ingressos para jovens de 15 a 29 anos beneficiários de programas sociais, e a segunda sugere a criação de um portal virtual para divulgar eventos culturais que acontecem nos municípios e passe livre no transporte público local e intermunicipal para deslocamento até eles.
Conheça o PJ Minas
Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) e as Câmaras dos municípios participantes, o Parlamento Jovem (PJ) é um projeto de formação política e cidadã que proporciona a estudantes do ensino médio e superior a oportunidade de debater temas de interesse coletivo, conhecer os processos de discussão e elaboração de leis e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
Na etapa municipal, os estudantes participam de atividades orientadas para desenvolver habilidades de expressão, retórica e desinibição, oficinas de formação política e discussões temáticas para diagnosticar necessidades e buscar soluções através de pesquisas, estudos e elaboração de propostas sobre o tema da edição, como o apoio de alunos da PUC Minas e servidores da Câmara.
Em Belo Horizonte, neste ano, participam do PJ 60 estudantes, alunos da Escola Estadual Augusto de Lima, Escoa Estadual Henrique Diniz, e Instituto Educacional Evangélico Monte Sião; e trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom).
Superintendência de Comunicação Institucional