Câmara homenageia Marco Maia
Presidente da Câmara é reconhecido por fortalecer o Legislativo

Marco Maia recebe o Grande Colar das mãos do presidente da CMBH, Léo Burguês de Castro. Foto: Marcos Moreira/CMBH
A Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageou na tarde desta quinta-feira (10/11) o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT). Diante de dezenas de vereadores da capital, deputados federais e estaduais, autoridades, militantes de vários partidos e convidados, Maia recebeu do presidente da CMBH, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), a medalha do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal.
Durante a solenidade, Léo Burguês elogiou a gestão de Marco Maia à frente da Câmara dos Deputados e a forma como o parlamentar tem conduzido os trabalhos legislativos. “Marco Maia tem se relevado um grande líder, cumpridor de acordos e de palavras, que age com altivez, serenidade e competência na condução de debates e votações de relevância para o País. A Câmara Federal se tornou mais organizada e produtiva. Com isso contribui de forma decisiva para que todo Legislativo do País retome seu papel de ser autônomo e independente e que seja capaz de responder às demandas da população”, destacou.
Da tribuna do Plenário, o deputado Marco Maia definiu como “uma grande satisfação e orgulho” ser reconhecido pela CMBH pela proximidade que a Casa tem com a população. O deputado federal reafirmou o compromisso de tornar a Câmara mais dinâmica por meio de ações, debates e votações que propiciassem orgulho aos parlamentares em decisões que dialoguem com a maioria da sociedade brasileira.
“Aqui no Legislativo é que acontecem os verdadeiros debates, aqui está a representação das opiniões da sociedade. É aqui que se fiscaliza, se aprova e se tomam as decisões de interesse da coletividade. Por isso precisamos trabalhar constantemente no sentido de valorizar as ações do Legislativo, seja em esfera municipal, estadual e federal”, afirmou Maia.
De líder sindical a presidente da Câmara
Marco Maia nasceu em 1965, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira política no movimento sindical. Em 1984, elegeu-se dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Em 2001, assumiu a Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do Rio Grande do Sul. Ampliou sua experiência administrativa, ao ser convidado, em 2003, para presidir a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb).
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1985, Marco Maia assumiu seu primeiro mandado de deputado federal pelo estado gaúcho em 2005, reelegendo-se em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou seu terceiro mandato ao obter 122.134 votos, colocando-se entre os dez deputados federais mais votados pelos gaúchos.
Na Câmara Federal, Maia foi vice-presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e membro da Comissão de Viação e Transportes, relator da CPI do Tráfego Aéreo, vice-líder da bancada do PT e coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Em 2009, foi eleito vice-presidente da Câmara, período no qual se destacou como um hábil articulador político com trânsito entre os diversos partidos.
Grande Colar
Tendo como patrono o ex-presidente José Alencar, o Grande Colar do Mérito Legislativo é concedido, por indicação do Conselho de Agraciamento do Colar e em nome de todos os belo-horizontinos, a pessoas e instituições que se destacaram no cenário político, cultural, educacional e em outras áreas e que, por mérito ou prestação de serviços notáveis, sejam consideradas merecedoras de reconhecimento especial pelo Legislativo Municipal.
Superintendência de Comunicação Institucional